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dc.contributor.advisorCampos, Maria Paula Oliveira, orient.-
dc.contributor.authorLopes, Ana Luísa Pereira-
dc.date.accessioned2020-11-26T11:03:00Z-
dc.date.available2020-11-26T11:03:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/10683-
dc.descriptionOrientação: Maria Paula Oliveira Campos-
dc.description.abstractO ambiente externo está em constante alteração e existem vários vetores que determinam a mudança, tornandose inevitável adaptar as organizações. Com o este estudo pretende-se analisar a perceção dos colaboradores em relação ao clima e cultura organizacional, assim como a influência destes dois fatores no funcionamento organizacional, através de um estudo aplicado a uma empresa de recrutamento e seleção, trabalho temporário, outsourcing e consultoria. A metodologia baseia-se na aplicação de um questionário a uma amostra de 67 colaboradores. Para a análise da cultura e clima organizacional tomou-se por base o modelo dos valores contrastantes desenvolvido por Quinn. Os resultados obtidos indicam que os colaboradores têm uma perceção superior da dimensão cultural associada às Regras, enquanto o clima apresenta valores superiores na dimensão Apoio, no entanto ambos apresentam valores inferiores na dimensão Inovação. Conclui-se que estes fatores têm um papel crucial nas organizações e muitas vezes condiciona o funcionamento destas.pt
dc.description.abstractThe external environment is under constant changing and there are several vectors that determine this change, becoming unavoidable to adapt the organizations. This study aims to analyze the perception of the employees regarding the climate and organizational culture, as well as the influence of these two factors on the organizational functioning, through a study applied to a recruitment and selection company, temporary work, outsourcing and consulting.The methodology is based on a questionnaire fulfilled by 67 different members of the organization. For the analysis of the organizational culture and climate it was based on the contrasting values model developed by Quinn. The obtained results show that the employees present a higher perception of the cultural dimension related to the Rules, while the climate presents a higher values on the Support dimension. Furthermore, both of them present lower values on the Innovation dimension.It is concluded that these factors play a crucial role on the organizations, which frequently affects the functioning of these same organizations.en
dc.formatapplication/pdf-
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectSATISFAÇÃO PROFISSIONALpt
dc.subjectMOTIVAÇÃO PROFISSIONALpt
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpt
dc.subjectCLIMA ORGANIZACIONALpt
dc.subjectGESTÃO ORGANIZACIONALpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectPROFESSIONAL SATISFACTIONen
dc.subjectPROFESSIONAL MOTIVATIONen
dc.subjectORGANIZATIONAL CULTUREen
dc.subjectORGANIZATIONAL CLIMATEen
dc.subjectORGANIZATIONAL MANAGEMENTen
dc.titleImportância da perceção do clima e cultura organizacional numa organização : estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201001144pt
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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