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http://hdl.handle.net/10437.1/10685
Título: | Satisfação no trabalho dos colaboradores das CERCI : uma escala para sua mensuração |
Autores: | Pinheiro, Paulo Jorge de Oliveira |
Orientadores: | Oliveira, Carlos Miguel, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SATISFAÇÃO PROFISSIONAL ESCALAS DE MEDIDA INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO QUESTIONÁRIOS MANAGEMENT HUMAN RESOURCES MANAGEMENT PROFESSIONAL SATISFACTION MEASUREMENT SCALES ASSESSMENT TOOLS QUESTIONNAIRES |
Resumo: | Este trabalho é centrado na temática da avaliação da satisfação do trabalho e sua aplicação aos colaboradores de uma instituição da economia social - as CERCI – Cooperativas
de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas. Numa fase inicial procuramos validar o conhecimento já produzido na área e a sua potencial aplicação a uma instituição com
as características das CERCI. Identificamos a existência de um instrumento já desenvolvido pela Segurança Social para a avaliação da satisfação e procuramos validar a sua
aplicação ao caso específico das CERCI. O trabalho foi desenvolvido com recurso a um questionário criado com base nos instrumentos de avaliação da Segurança Social e
integrados no sistema de gestão da qualidade para serviços de respostas sociais. Verificamos a existência de várias dimensões da satisfação do trabalho não ajustadas à
avaliação efetuada pelos colaboradores das CERCI. Este resultado teve como consequência uma segunda fase na qual procedemos à caracterização de novas dimensões de
avaliação utilizando, para o efeito, a técnica da análise fatorial. Construímos assim uma nova escala de avaliação e relacionamos a afetação e a significância de cada uma das
dimensões (fatores encontrados) com o nível de satisfação global percecionado por cada colaborador. Para o efeito utilizamos uma técnica de regressão e um conjunto de testes
não paramétricos que nos permitiram ainda relacionar o nível de satisfação global dos colaboradores com algumas características individuais como o género, idade e habilitações.
Os resultados obtidos apontam para a necessidade do desenvolvimento de escalas de avaliação próprias e indexadas ao contexto de cada organização. This work is based on the evaluation of job satisfaction and its application for employees of a social economy institution - CERCI - Cooperative Education and Rehabilitation for Children. First we are seeking to validate the knowledge produced in this area and its potential application for an institution with CERCI characteristics. We identified the existence of an instrument which has already been developed by Social Security which evaluates the satisfaction and we tried to validate its application to the specific case of CERCI. The study was conducted by using a questionnaire that was developed and based on assessment tools of Social Security and integrated in the quality management system for social services responses. We noted that various job satisfaction dimensions existed which were not adjusted for the assessment made by the employees of CERCI. As a consequence this result led to a second phase in which we proceeded to characterize new evaluation dimensions by using the technique of factor analysis. We elaborated a new rating scale and related the allocation and the significance of each of the dimensions (factors found) to the overall satisfaction level perceived by each employee. For this purpose we will use a regression technique and a set of nonparametric tests that still allow us to validate the overall level of employee satisfaction with some individual characteristics such as gender, age and qualifications. The results indicate that there is a need to develop their own rating scales for each type of organization. |
Descrição: | Orientação: Carlos Miguel Oliveira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/10685 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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