Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/11468
Título: E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
Autores: Caetano, Sofia Pereira
Orientadores: Gouveia, João, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
E-LEARNING
B-LEARNING
MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
KNOWLEDGE MANAGEMENT
E-LEARNING
B-LEARNING
Resumo: Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos.
In Portugal, the formative solutions are still chosen according to more traditional approaches. The development of Information and Communication technologies provides now, the individuals with opportunities of knowledge through faster ways, but equally efficient such as e-learning. The number of organizations investing in e-Learnig trainings is increasing, so it is imperative to approach the advantages and disadvantages of this method. This study has the same purpose, detailing the main reasons for the successful implementation of the e-learning system in a company. With that aim a qualitative study took place, including four semi structured interviews to different prestige and acknowledged organizations. Due to the results obtained, we conclude that the main factor is directly linked to the successful implementation of this method, as to do with the perfect arrangement between the educational techniques, the technologic elements and the organization of resources.
Descrição: Orientação: João Gouveia
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/11468
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sofia Caetano.pdfDissertação de Mestrado1.44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.