Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/11489
Título: O impacto do carisma no coaching na perceção dos profissionais do coaching : estudo exploratório
Autores: Moreira, Nazaré Sofia
Orientadores: Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA
COACHING
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES
LEADERSHIP
COACHING
Resumo: O coaching apresenta-se como ferramenta de desenvolvimento de competências crescentes no mundo organizacional. Concomitantemente, a liderança tem suscitado o interesse das organizações há algumas décadas, pelo seu papel na eficácia estratégica gizada pelas mesmas. Em linha com os avanços científicos hodiernos, este trabalho retoma, à semelhança do que fizeram os estudiosos da liderança transformacional, uma das características mais recorrentes na literatura da teoria dos traços: o carisma. As pesquisas sobre coaching e liderança são de monta no nosso panorama científico, mas aglutinar estas duas dimensões, em aplicação ao contexto empresarial do nosso país, reveste-se de alguma originalidade. O objetivo desta tese foi estudar o impacto do carisma no coaching. Pretendeu-se perceber, através de entrevistas semiestruturadas a profissionais da área, qual a sua conceção desta prática, bem como as suas perceções de liderança, e qual o grau de interpenetração entre as duas variáveis supracitadas. Trata-se de um estudo exploratório, não probabilístico, de inspiração fenomenológica, baseado numa pesquisa qualitativa e assente numa análise de conteúdo. A amostra é composta por 10 entrevistados, profissionais de coaching. Neste caso, as entrevistas foram feitas tendo como universo o norte do país, mas são completamente aleatórias e não têm, na sua génese, um cariz de representatividade. São meros indicadores um outro olhar empírico sobre a temática. Constatou-se, pela análise do discurso dos entrevistados, uma certa reserva deontológica em assumir uma ligação mais estreita entre carisma e coaching. Aceita-se que durante o processo de influência, o papel do coach se paute por tentativas de ausência desejável de interferência direta, mas parece inegável e, até redundante, a existência de uma forte empatia e, consequente, inspiração.
Coaching presents itslef as a tool for skills development that's growing on the organizational field. At the same time, leadership as been stirring the interest of organizations for some decades, by its role on the strategic efficiency. In line with todays scientific advances, this work incorporates a logic similar to that presented in transformational leadership studys, by having one of the recurrent features in the trace theory literature: carisma. If its not possible to alienate the association between carisma and leadership, on the mat of what Jesuíno (Moreira, 2010) defends, it is not less impressive, at least rhetorically, the possible conection between this element and the coaching exercise. The coaching and leadership research prolify in our scientific ground, but to agglutinate this two dimentions, in a business context in our country, acquires some originality. The goal on this thesis was to study the possible impact of carisma in coaching. This study intended to understand, through semi structured interviews to profissional coachs, the perceptions of leadership, and in what level this two variables interpenetrate in each other. This study is exploratory, non probabilistic, phenomenological inspired, based on a quality data research and on a content analysis. The study group is made of 10 intervieweds that are coaching profissionals. This paper does not do any deductions of any realitie. In this case, the interviews were done having as background the north of the country, but were completely random, and don’t have, in it’s genesis, a representative nature. They’re simply indicators, that can contribute just to an another empirical look at this subject. It appears, by the analysis on the interviews speech, that there is a certain deontological reservation in assuming a connection between carisma and coaching. It is accepted that during the process of influence, the coachs role attempts to not have a direct interference, however it seems undeniable, and even redundant, the existence of a strong empathy, and in consequence, inspiration. In this frame, carisma, even if in a less tangible way in the interviews narrative, indirectly seems to be determinant in a context of follow-up process, in which responsability and trust are key elements. As leadership is based on the same core principles it's reached this result, that corresponds to the main intents of this dissertation.
Descrição: Orientação: Ricardo Bessa Moreira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/11489
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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