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http://hdl.handle.net/10437.1/12278
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient. | - |
dc.contributor.author | Amado, Inês Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T12:44:20Z | - |
dc.date.available | 2021-12-21T12:44:20Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/12278 | - |
dc.description | Orientação: Ricardo Bessa Moreira | pt |
dc.description.abstract | A presente dissertação investigou o impacto da Gestão da Qualidade em algumas práticas de Gestão de Recursos Humanos. No contexto actual do Ensino superior em Portugal, o(s) processo(os) de Gestão da Qualidade não são mais uma quimera, e nem sempre, são artifícios de mera retórica e exercícios nomotéticos. Em linha com o panorama internacional e como consequência de uma intenção política de internacionalização do ensino, gerir a qualidade passou a ser um imperativo estratégico. Nas Instituições de Ensino Superior Públicas, pela sua componente mais burocrática, é frequente encontrar um aposta profissional na coordenação dos projectos de acreditação e avaliação. Esta investigação, teve como principal objecto de estudo uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra, criada para tratar dos processos de certificação e acreditação dos cursos de ensino superior que são lecionados na instituição. Nesse sentido, optou-se pelo recurso a uma metodologia qualitativa, de cariz fenomenológico e de índole meramente exploratória. Um estudo de caso, encerra, idiossincraticamente, o desígnio de não poder fazer impender sobre si qualquer tipo de extrapolações ou intenções de representatividade de qualquer realidade. A realidade é construída e, dada a subjectividade que a técnica escolhida da observação participante encerra, não poderia esta opção empírica processar-se noutros moldes. A revisão da literatura, que compaginou os estudos sobre gestão da qualidade na estricta dependência e responsabilidade da GRH (o que aporta relativa originalidade) respaldou, teórica e academicamente (estado da arte), as categorias que nortearam a execução de um relato prático sobre os conteúdos enunciados, e que se desdobram, basicamente, em temáticas como: a eficiência na Gestão da Qualidade, as vicissitudes interrelacionais e emocionais decorrentes da aplicação institucional de determinada ISO ( 9001:2015) que regulamenta os serviços, como grande chapéu deste caso específico do Ensino Superior e a sempre relevante dicotomia entre competência e qualificação. Tendo como amostra o universo estudado, 10 elementos que constituem o Gabinete de Promoção da Qualidade, os resultados deste estudo apontam para a evidência que mostra que uma vez que a instituição é certificada pela A3ES, esse desiderato facilita a própria acreditação dos cursos lecionados. Nesse sentido, o papel da GRH pauta-se como facilitador da dinâmica entre Gestão da Qualidade e a Gestão das qualificações e, sobretudo, das competências técnicas e emocionais (iceberg das competências). Através do exposto, comprova-se que, pelo facto de estar tudo regulamentado e normalizado, a Gestão da Qualidade é determinante para o aumento da eficácia organizacional (hipótese/questão 1). Paralelamente, o Sistema Integrado de Gestão implementado, permite validar, com maior propriedade, o modelo sistémico de GRH, na optimização dos processos de qualidade. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation investigated the impact of Quality Management on some Human Resources Management practices. In the current context of higher education in Portugal, the Quality Management process(es) are no longer a chimera, and not always, they are mere rhetorical devices and nomothetic exercises. In line with the international panorama and as a result of a political intention to internationalize education, managing quality has become a strategic imperative. In Public Higher Education Institutions, due to their more bureaucratic component, it is common to find a professional investment in the coordination of accreditation and assessment projects. This investigation had as its main object of study a multidisciplinary team from the University of Coimbra, created to deal with the certification and accreditation processes of the higher education courses that are taught at the institution. In this sense, we chose to use a qualitative methodology, of a phenomenological nature and of a merely exploratory nature. A case study contains, idiosyncratic, the intention of not being able to impose on itself any kind of extrapolations or intentions to represent any reality. Reality is constructed and, given the subjectivity that the chosen technique of participant observation entails, this empirical option could not be processed in other ways. The literature review, which combined studies on quality management in the strict dependence and responsibility of the HRM (which brings relative originality) supported, theoretically and academically (state of the art), the categories that guided the execution of a practical report on the enunciated contents, which basically unfold into themes such as: efficiency in Quality Management, the interrelational and emotional vicissitudes arising from the institutional application of a certain ISO (9001:2015) that regulates the services, as a big hat in this specific case of Higher Education and the always relevant dichotomy between competence and qualification. Having as sample the studied universe, 10 elements that make up the Quality Promotion Office, the results of this study point to the evidence that shows that once the institution is certified by A3ES, this desideratum facilitates the very accreditation of the courses taught. In this sense, the role of the HRM is guided as a facilitator of the dynamic between Quality Management and Management of qualifications and, above all, of technical and emotional competences (competence iceberg). Through the above, it is proven that, since everything is regulated and standardized, Quality Management is crucial for increasing organizational effectiveness (hypothesis/question 1). At the same time, the Integrated Management System implemented allows for the validation, with greater accuracy, of the systemic model of HRM, in the optimization of quality processes. | en |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | pt |
dc.subject | GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | pt |
dc.subject | GESTÃO DA QUALIDADE | pt |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR PÚBLICO | pt |
dc.subject | ACREDITAÇÃO ACADÉMICA | pt |
dc.subject | ESTUDOS DE CASO | pt |
dc.subject | HUMAN RESOURCES MANAGEMENT | en |
dc.subject | QUALITY MANAGEMENT | en |
dc.subject | PUBLIC HIGHER EDUCATION | en |
dc.subject | ACADEMIC ACCREDITATION | en |
dc.subject | CASE STUDIES | en |
dc.title | O impacto dos processos de gestão da qualidade em algumas práticas de gestão de recursos humanos : o caso da acreditação de cursos da Universidade de Coimbra | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.identifier.tid | 202785556 | pt |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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