Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/13528
Título: | O poder do coaching : um estudo exploratório sobre a perceção dos profissionais da área |
Autores: | Martins, Susana da Silva |
Orientadores: | Moreira, Ricardo Bessa, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DESENVOLVIMENTO HUMANO COACHING HUMAN RESOURCES MANAGEMENT NEURO-LINGUISTIC PROGRAMMING EMOTIONAL INTELLIGENCE HUMAN DEVELOPMENT |
Resumo: | O mundo de negócios hodierno está marcado pela rapidez com que as mudanças
tecnológicas, económicas, ambientais e políticas, acontecem. As organizações ganham cada vez
mais consciência da pressão da concorrência, e dos novos desafios que necessitam de ser superados,
(Penim & Catalão, 2012). Stefan (2015) alerta, como consequência, que as empresas exigem aos
seus colaboradores novas habilidades e competências para lidar com a alta demanda de prazos
exíguos e, também, com a resolução de problemas (Stefan, 2015; Velasques & Bierende, 2019).
A escolha do tema "O Poder do Coaching", no âmbito deste estudo de caso, pretendeu
assumir, através da metodologia qualitativa, assente em entrevistas, uma abordagem individual
sobre o conceito de coaching e a importância do tópico apresentado, comentado na primeira pessoa,
por coachs.
Refletiu-se o modo de lidar com as situações em que estes profissionais se deparam
constantemente, mediante vários fatores. Esse desiderato impactou, igualmente, na forma como
estes profissionais influenciam (nunca diretamente) o comportamento de cada individuo,
respeitando uma trajetória individual, composta por um coletivo social e profissional que, por sua
vez, está inserido num processo político e económico (Secco, 2019).
Neste sentido, a pergunta de partida é a primeira etapa, ou seja, constitui uma espécie de fio
condutor para uma investigação científica. É o espelhar de um projeto em forma de uma questão
basilar (Campenhoudt, Marquet, & Quivy, 2019). Aproveitando a formulação que se segue,
propôs-se, nesta investigação, uma reflexão que redundou na indagação: “Em que medida o Poder
do Coaching pode influenciar e contribuir para o desenvolvimento humano?”Através da
abordagemn fenomenológica -, suportada pelas entrevistas (semi-estruturadas) e depoimentos de
informantes privilegiados com um bom conhecimento da questão, pelas práticas observadas e a
experiência vivida no campo de trabalho, a qual foi reforçada mediante o período em que vivemos
atualmente -, recolheu-se o testemunho, o conhecimento e as perspetivas dos diferentes
interlocutores, com o intuito de perceber qual o efeito do coaching e em que medida as suas
ferramentas têm (ou não) impacto positivo. Tentou-se aquilatar qual o contributo para a mudança
de comportamentos e desempenhos dos trabalhadores nas organizações e, principalmente, na
exploração do desenvolvimento dos seres humanos a nível pessoal. Utilizou-se a análise de
conteúdo como técnica. O estudo foi não probabilístico e exploratório.
Os resultados encontrados, com base num confronto crítico entre as diferentes teorias e
XVI
perspetivas, confirmam o poder e influência que as ferramentas de coaching atingem, de forma a
influenciarem o indicador de melhoria de desenvolvimento individual e profissional, através da
eficácia da comunicação, que é uma atividade base dos seres humano, e não só, desde os primeiros
meses de vida (Piaget 1978; Vygotsky 1980; Bakhtin 2002; Brouchard 1996; Camara 2011).cit in
(Rodrigues, Camara, & Guerra, 2010). Today's business world is marked by the speed with which political, environmental and technological changes are happening. Companies are getting evermore conscious about the pressure of competition and the new challenges to be overcome (Penim & Catalão, 2010). As a consequence, they are demanding new skills from their employees in order to deal with problem solving and the high demand in exiguous deadlines (Velasques & Bierende, 2019). The importance of the coaching concept is presented by "coachs" in the first person. similarly, within the scope of this case study, the theme "The Power of Coaching" has an individual approach, using a qualitative methodology, based on interviews. It was discussed, based on various factors, the manner in which these professionals deal with the situations they are constantly in. This also impacted on the way that they (never directly) influence each individual's behaviour, following an individual trajectory. This trajectory is composed by a social and professional collective, which, in turn, is part of a political and economical process (Secco, 2019). Therefore the key question is the first stage. In other words, it represents a sort of a thrust for a scientific investigation. Within this investigation, a reflection that resulted in an inquiry was proposed using the following formulation: "In which ways can “The Power of Coaching” have an influence on and contribute to human development?" The phenomenological approach was supported by the interviews (semi-structured) and testimonies of the privileged informants with important knowledge on the matter, by the practises observed, and by the experience in the field. The testimony, knowledge and perspectives of the different interlocutors were collected with the goal of understanding the effect of coaching and the extent to which its tools have (or don't have) a positive impact. The attempt was to assess the role that coaching plays in the exploration of human development on a personal level as well as in the performance and behaviour changes of the employees. The technique used was that of content analysis. The study was exploratory and non-probabilistic. The results, based on a critical confrontation of the theories and perspectives, confirm the power and influence that coaching tools can achieve. They can influence the improvement of individual and professional development through the effectiveness of communication, which is a basic human activity, and from the first few months of life (Piaget 1978; Vygotsky 1980; Bakhtin 2002; Brouchard 1996; Camara 2011) cit in (Rodrigues et al., 2010). |
Descrição: | Orientação: Ricardo Bessa Moreira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/13528 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final_poder do coaching.pdf | Masterthesis | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.