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Título: A PHDA como Fator Condicionante do Sucesso Escolar Estudo Exploratório acerca das Perceções dos Professores
Autores: Couto, Mónica Alexandra da Silva Brites
Orientadores: Campos, Maria Paula Oliveira, orient. Santos, Carla, co-orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
PROFESSORES
PERCEÇÃO
PHDA
PSYCHOLOGY
TEACHERS
PERCEPTION
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é uma das principais demandas da saúde mental, sendo um dos problemas mais estudados do desenvolvimento da infância e adolescência. Neste estudo, pretende-se refletir acerca da perceção que os professores têm sobre diferentes aspetos relacionados com esta problemática, desde logo, o seu nível de conhecimentos, a sua perceção acerca do condicionamento da PHDA na aprendizagem e as formas de intervenção que consideram mais apropriadas. Para tal, aplicou-se um questionário devidamente elaborado, tendo em conta os objetivos propostos. Participaram neste estudo 124 professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Os resultados mostram que os participantes têm conhecimento limitado, independentemente das habilitações académicas, do ciclo que lecionam e do tempo de serviço; conclui-se também que a PHDA condiciona a aprendizagem e é considerada grave. Demonstra-se, ainda, que os professores valorizam a intervenção familiar e individual. Devido aos avanços da PHDA no mundo científico, recomenda-se que se continuem estudos especialmente no que diz respeito à perceção dos professores.
The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the main quest in mental health, also it is the most studied problematic about childhood and adolescence development. This project, intends to reflect the perception that teachers have on different aspects of ADHD, therefore their level of knowledge, their perception about the conditioning of ADHD in learning and types of intervention that might be consider appropriate. For this purpose, it was applied a questionnaire elaborated targeting the main goals. There were 124 teachers from all levels of teaching. The results show the participants have limited knowledge independent, of their academic qualification, the level of teaching, the number of years at service; and the disabilities in learning are considered serious for ADHD. It is also shown that teachers value the individual and family intervention. The advances of ADHD in the scientific world are frequent, and it is recommended more studies about the perception of teachers in this subject.
Descrição: Orientação: Paula Campos, Carla Santos
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/13599
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Mestrado em Psicologia da Educação

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