Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/13612
Título: | “Colaboração entre agentes educativos num caso de dificuldades de aprendizagem específicas no 1º ciclo do ensino básico” |
Autores: | Crespo, Verónica Gonçalves |
Orientadores: | Neves, Lúcia, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PSICOLOGIA ALFABETIZAÇÃO APOIO EDUCATIVO LINGUAGEM LEITURA ESCRITA PSYCHOLOGY LITERACY EDUCATIONAL SUPPORT LANGUAGE READING WRITING |
Resumo: | Vivemos numa sociedade alfabetizada em que as competências de leitura e escrita são
altamente valorizadas. Atualmente, as intervenções educativas procuram envolver indivíduos
provenientes de diferentes contextos formando equipas multidisciplinares.
O presente estudo, um estudo de caso, teve como principal objetivo analisar o processo de
colaboração entre os elementos dos diferentes contextos envolvidos numa intervenção educativa
dirigida às perturbações na linguagem oral e dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e na
escrita.
Para a recolha de dados utilizaram-se diferentes instrumentos de avaliação psicológica, uma
entrevista de Anamnese e elaboraram-se entrevistas semi-estruturadas para obter informações sobre a
atuação da equipa de educação especial e sobre os apoios educativos aos alunos com necessidades
educativas especiais na educação pré-escolar e dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo do ensino
básico.
Analisou-se, também, a implementação de políticas educativas na escola onde decorreu o
estudo, revelando dificuldades na consecução dos apoios educativos aos alunos com estas
problemáticas. Nowadays we live in a literate society in which reading and writing skills are highly valued. Currently, the educational interventions seek to involve people from different backgrounds to form multidisciplinary teams. The present case study aimed to analyze the collaboration process between the different members of the context involved in educational intervention regarding the oral language disorders and learning disabilities in reading and writing. Concerning psychological evaluation we used different instruments for data collection. Firstly interview and clinical history where carried out afterwards a semi-structured interviews were prepared in order to obtain information about the performance of the special education team, the special education and children with special needs and learning difficulties in pre-primary and 1st cycle of basic education. The implementation of educational policies at the school where also considered in the case study which revealed difficulties in achieving the educational support for students with these problems. |
Descrição: | Orientação: Lúcia Neves |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/13612 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Psicologia da Educação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Mestrado VCrespo 2012.pdf | masterthesis | 2.79 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.