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http://hdl.handle.net/10437.1/14213
Título: | A perceção dos colaboradores face ao teletrabalho e a sua relação com a sua satisfação profissional : estudo aplicado à Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A. |
Autores: | Costa, Maria Teresa Gonçalves |
Orientadores: | Oliveira, Carlos Miguel, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT TELETRABALHO TELEWORK COVID-19 SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSIONAL SATISFACTION DESEMPENHO PROFISSIONAL PROFESSIONAL PERFORMANCE |
Resumo: | As diversas mudanças que ocorrem no dia a dia nas organizações podem ser muitas vezes
desafiantes, incentivando os colaboradores a melhorarem o seu desempenho nas suas
tarefas e a conseguirem envolverem-se na vida da própria empresa. A recente pandemia
do Covid-19 foi fonte de intensa transformação ao nível do trabalho. A nova realidade do
teletrabalho impacta no desempenho das organizações e na satisfação dos trabalhadores.
O presente estudo procura entender a dinâmica e a perceção dos colaboradores perante o
processo do teletrabalho e o impacto que o mesmo teve na organização, investigando
assim os fundamentos quanto à prática e o envolvimento dos trabalhadores face ao
teletrabalho. O estudo tem uma natureza de estudo de caso e procura avaliar o impacto
do teletrabalho na vida profissional e pessoal dos colaboradores, estudando a influência
que o teletrabalho teve na satisfação no trabalho e no desempenho profissional dos
mesmos.
Os resultados do estudo permitiram concluir que a maior parte dos colaboradores da
amostra percecionou o teletrabalho como tendo afetado muito ou totalmente os diversos
domínios da sua vida, com especial destaque para o domínio pessoal e social. A maior
parte dos inquiridos demonstram que estão felizes com o teletrabalho. É possível verificar
que esse aspeto está ligado com itens como a flexibilidade de horários, autonomia e a vida
com a família. Os resultados demonstram que os inquiridos têm melhor qualidade de vida,
maior tranquilidade e bem-estar. Das práticas de teletrabalho na Mota-Engil Global
Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A resulta uma melhoria na satisfação
profissional, o aumento da produtividade e a motivação. A nível pessoal, as principais
fragilidades associadas foram o isolamento social e a distração com atividades
domésticas. A nível profissional, as principais fragilidades estão indexadas à progressão
na carreira, a remuneração insuficiente e a diminuição do contacto com chefia e colegas.
Palavras-chave: Teletrabalho, Covid-19, Organização, Satisfação no Trabalho,
Desempenho Profissional The many changes that occur on a day-to-day basis in organisations can often be challenging, encouraging employees to improve their performance in their tasks and to get involved in the life of the company itself. The recent Covid-19 pandemic was the source of intense transformation at work. The new reality of telework impacts on the performance of organisations and on workers' satisfaction. This study seeks to understand the dynamics and the perception of employees in the face of the teleworking process and the impact that it had on the organization, thus investigating the fundamentals regarding the practice and the involvement of workers in the face of teleworking. The study has a case study nature and seeks to assess the impact of teleworking on the professional and personal life of employees, studying the influence that teleworking had on job satisfaction and job performance of employees. The results of the study allowed us to conclude that most of the employees in the sample perceived teleworking as having affected very or totally the various areas of their lives, with special emphasis on the personal and social area. Most of the respondents show that they are happy with teleworking. It is possible to verify that this aspect is linked to items such as flexibility of schedules, autonomy and life with the family. The results show that respondents have better quality of life, greater peace of mind and well-being. Teleworking practices at Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A. result in improved job satisfaction, increased productivity and motivation. On a personal level, the main weaknesses associated were social isolation and distraction with domestic activities. On a professional level, the main weaknesses are linked to career progression, insufficient remuneration and reduced contact with supervisors and colleagues. Key words: Telework, Covid-19, Organization, Job Satisfaction, Professional Performance |
Descrição: | Orientação: Carlos Miguel Fernandes Oliveira ; co-orientação: Carla Santos |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14213 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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