Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14310
Título: Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio
Autores: Ribeiro, Iara Rafaela Lemos
Orientadores: Oliveira, Carlos Miguel, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
MANAGEMENT
TURISMO
TOURISM
GESTÃO HOTELEIRA
HOTEL MANAGEMENT
Resumo: O mundo encontra-se em constante mudança e evolução e o setor hoteleiro é uma das áreas onde este impacto é bastante significativo. Pode-se caracterizar atualmente o mercado hoteleiro como dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, pois origina novos desafios para as administrações, nomeadamente no que se refere à otimização e novas formas de gerar receita. Desta forma e na procura pela evolução e inovação, surge o Revenue Management como uma ferramenta fulcral na gestão de preços, para assim destacar-se no que refere à competitividade e amadurecer o próprio negócio. Revenue Management evidenciou o seu valor para a expansão das unidades hoteleiras, sendo atualmente uma prática de gestão de preços muito explorada e utilizada a nível mundial. De outro modo, a nível nacional, o seu conceito está atualmente a evoluir e a ser mais aproveitado, pois as suas práticas e vantagens ainda são fatores desconhecidos por parte da população. Esta dissertação tem como objetivo abordar o conceito, analisar as práticas e as respetivas vantagens do Revenue Management, bem como clarificar a forma como esta influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria em Portugal. Neste sentido, inicialmente é realizada uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management, o turismo e a hotelaria na cidade do porto. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, onde estão identificadas algumas limitações do estudo e sugestões de temas para pesquisas futuras. Palavras-chave: Turismo, Gestão Hoteleira, Revenue Management
The world is constantly changing and evolving and the hotel industry is one of the areas where this impact is quite significant. Currently, the hotel market can be characterized as dynamic, diversified, difficult, and dangerous, as it brings new challenges for administrations, particularly about optimization and new ways to generate revenue. In the search for evolution and innovation, Revenue Management emerges as a key tool in price management to stand out in terms of competitiveness and to mature the business itself. Revenue Management has proven its value for the expansion of hotel units and is currently a widely explored and used price management practice worldwide. On the other hand, at the national level, its concept is currently evolving and being more exploited,since its practices and advantages are still unknown to part of the population. This dissertation aims to address the concept, analyze the practices and respective advantages of Revenue Management, as well as clarify how it has influenced the revenues and the growth of the hotel industry in Portugal. Initially, a literature review was conducted, where the topics related to revenue management, tourism, and hospitality in the city of Oporto. After data treatment and analysis, the results were discussed and conclusions were generated, where some limitations of the study and suggestions for future research themes are identified. Keywords: Tourism, Hotel Management, Revenue Management
Descrição: Orientação: Carlos Miguel Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14310
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FINAL_IARA_ Revisão NC.pdfDissertação de Mestrado2.71 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.