Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14336
Título: Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A.
Autores: Gomez, Ana Catarina da Silva
Orientadores: Lamas, Marco, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
LIDERANÇA
LEADERSHIP
COMUNICAÇÃO INTERNA
INTERNAL COMMUNICATION
Resumo: Atualmente, as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças recorrentes tendo em conta todos os componentes que fazem parte do seu todo. O Employer Branding representa parte integrante das várias empresas tanto internamente como externamente, salientando que, para que haja um bom desenvolvimento de ações e estratégias, é fundamental alinhar tanto a liderança como a comunicação interna sendo primordial não só atrair talentos como também retê-los. Com base na presente investigação, pretende-se analisar de que forma o Employer Branding Interno é impactado pelos líderes e pelo processo de comunicação interna. Para tal, a escolha incidiu sobre um estudo de caso sendo a Toyota Caetano Portugal S.A. selecionada para o mesmo. Tratando-se de uma metodologia qualitativa, o instrumento metodológico foca-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 colaboradores que constituem a amostra correspondendo a Diretores, Coordenadores e Técnicos dos vários processos internos. Consiste num estudo exploratório não probabilístico aplicado somente à empresa de estudo de caso não obstante qualquer tipo de inferência. Conclui-se que, o employer branding interno é potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes visto que, o papel desempenhado pelo líder e a forma como utiliza a comunicação interna e as suas ferramentas refletem a imagem a ser transmitida e sucessivamente a contribuição para o desenvolvimento de estratégias de employer branding interno. É essencial que as organizações revejam adequadamente as competências de liderança disposta e as ferramentas de comunicação interna disponíveis de modo que exista um bom alinhamento e aplicação destes componentes organizacionais para que a estratégias de employer branding interno sejam implementadas e bem-sucedidas. Palavras-chave: Employer Branding Interno; Liderança; Comunicação Interna; Estratégias
Currently, organizations need to be prepared for recurring changes taking into to account all the components that are part of their whole. Employer Branding represents an integral part of the various companies both internally and externally, emphasizing that in order for there to be a good development of actions and strategies, it is essential to align both leadership an internal communication, being essential not only to attract talent but also to retain them. Based on this research, we intend to analyze how the Internal Employer Branding is impacted by the leaders and by the internal communication process. To this end, the choice focused on a case study with Toyota Caetano Portugal S.A. being selected for it. As it is a qualitative methodology, the methodological instrument focuses on semi structured interviews carried out with 10 employees who constitute the sample corresponding to the Directors, Coordinators and Technicians of the various internal processes. Consists of a non-probabilistic exploratory study applied only to the case study company, regardless of any type of inference. It is concluded that internal employer branding is enhanced by leadership and effective internal communication since the role played by the leader and the way he uses internal communication, and its tools reflect the image to be transmitted and successively the contribution to the development of internal employer branding strategies. It is essential that organizations properly review the willing leadership skills and the internal communication tools available so that there is a good alignment and application of these organizational components so that internal employer branding strategies are implemented and successful. Keywords: Internal Employer Branding; Leadership; Internal Communication; Strategies
Descrição: Orientação: Marco Ribeiro Lamas
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14336
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_vfinal.pdfDissertação de Mestrado2.04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.