Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/14336
Título: | Employer branding interno potenciado pela liderança e comunicação interna eficazes: estudo de caso Toyota Cateano Portugal S.A. |
Autores: | Gomez, Ana Catarina da Silva |
Orientadores: | Lamas, Marco, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT LIDERANÇA LEADERSHIP COMUNICAÇÃO INTERNA INTERNAL COMMUNICATION |
Resumo: | Atualmente, as organizações necessitam de estar preparadas para as mudanças recorrentes
tendo em conta todos os componentes que fazem parte do seu todo. O Employer Branding
representa parte integrante das várias empresas tanto internamente como externamente,
salientando que, para que haja um bom desenvolvimento de ações e estratégias, é
fundamental alinhar tanto a liderança como a comunicação interna sendo primordial não
só atrair talentos como também retê-los.
Com base na presente investigação, pretende-se analisar de que forma o Employer
Branding Interno é impactado pelos líderes e pelo processo de comunicação interna. Para
tal, a escolha incidiu sobre um estudo de caso sendo a Toyota Caetano Portugal S.A.
selecionada para o mesmo. Tratando-se de uma metodologia qualitativa, o instrumento
metodológico foca-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 colaboradores que
constituem a amostra correspondendo a Diretores, Coordenadores e Técnicos dos vários
processos internos. Consiste num estudo exploratório não probabilístico aplicado somente
à empresa de estudo de caso não obstante qualquer tipo de inferência.
Conclui-se que, o employer branding interno é potenciado pela liderança e comunicação
interna eficazes visto que, o papel desempenhado pelo líder e a forma como utiliza a
comunicação interna e as suas ferramentas refletem a imagem a ser transmitida e
sucessivamente a contribuição para o desenvolvimento de estratégias de employer
branding interno.
É essencial que as organizações revejam adequadamente as competências de liderança
disposta e as ferramentas de comunicação interna disponíveis de modo que exista um bom
alinhamento e aplicação destes componentes organizacionais para que a estratégias de
employer branding interno sejam implementadas e bem-sucedidas. Palavras-chave: Employer Branding Interno; Liderança; Comunicação Interna;
Estratégias Currently, organizations need to be prepared for recurring changes taking into to account all the components that are part of their whole. Employer Branding represents an integral part of the various companies both internally and externally, emphasizing that in order for there to be a good development of actions and strategies, it is essential to align both leadership an internal communication, being essential not only to attract talent but also to retain them. Based on this research, we intend to analyze how the Internal Employer Branding is impacted by the leaders and by the internal communication process. To this end, the choice focused on a case study with Toyota Caetano Portugal S.A. being selected for it. As it is a qualitative methodology, the methodological instrument focuses on semi structured interviews carried out with 10 employees who constitute the sample corresponding to the Directors, Coordinators and Technicians of the various internal processes. Consists of a non-probabilistic exploratory study applied only to the case study company, regardless of any type of inference. It is concluded that internal employer branding is enhanced by leadership and effective internal communication since the role played by the leader and the way he uses internal communication, and its tools reflect the image to be transmitted and successively the contribution to the development of internal employer branding strategies. It is essential that organizations properly review the willing leadership skills and the internal communication tools available so that there is a good alignment and application of these organizational components so that internal employer branding strategies are implemented and successful. Keywords: Internal Employer Branding; Leadership; Internal Communication; Strategies |
Descrição: | Orientação: Marco Ribeiro Lamas |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14336 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Mestrado_vfinal.pdf | Dissertação de Mestrado | 2.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.