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http://hdl.handle.net/10437.1/14428Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Firmino Oliveira da, orient. | - |
| dc.contributor.author | Monteiro, Joana de Matos | - |
| dc.date.accessioned | 2024-01-08T15:54:45Z | - |
| dc.date.available | 2024-01-08T15:54:45Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/14428 | - |
| dc.description | Orientação: Firmino Oliveira da Silva | pt |
| dc.description.abstract | O emergente conceito de tecnologia Metaverse, que surge através da evolução das tecnologias associadas à Realidade Estendida (XR), possibilita aos utilizadores interações multissensoriais com ambientes digitais, proporcionando a criação de um universo virtual. Permite incorporar todo o tipo de ambientes sociais, é aliciante para a implementação de diversos negócios digitais, jogos online, redes sociais e e-Commerce, que podem inclusivamente interagir entre si (V-Commerce). O Metaverse representa uma plataforma digital que disponibiliza aos utilizadores inúmeros serviços para interagir simultaneamente, tornando-se um desafio já que todos os ambientes têm de ser user-friendly e imersivos para uma boa utilização. Desta forma, pensar na Experiência do Utilizador (UX) e Experiência do Consumidor (CX) associada a este novo ambiente torna-se um fator essencial e determinante para o seu sucesso. Este trabalho de investigação tem como objetivos realizar uma análise das potencialidades que o Metaverse tem a oferecer para os negócios digitais e explorar as melhores práticas de UX e CX aplicadas à interação num espaço virtual de consumo, considerando estudos de caso em plataformas idênticas como o Second Life. É apresentada uma framework que propõe linhas de orientação para potencializar a experiência nesta plataforma demonstrando a importância de estratégias de UX e CX no Metaverse, servindo como referência e guia para criadores de negócios digitais que pretendam integrar este universo. Palavras-chave: Metaverse, User Experience, Consumer Experience, Virtual Reality, Augmented Reality, e-Commerce, v-Commerce | pt |
| dc.description.abstract | The emerging concept of Metaverse technology, which arises through the evolution of technologies associated with Extended Reality (XR), enables users to have multi-sensory interactions with digital environments, enabling the creation of a virtual universe. It allows the incorporation of all types of social environments, it is attractive for the implementation of various digital businesses, online games, social networks and e commerce, which can even interact with each other (V-Commerce). Metaverse represents a digital platform that provides users with numerous services to interact with simultaneously, making it a challenge as all environments must be user-friendly and immersive for good use. In this way, thinking about the User Experience (UX) and Consumer Experience (CX) associated with this new environment becomes an essential and determining factor for its success. This research work aims to analyze the potential that the Metaverse has for digital business and explore the best UX and CX practices applied to interaction in a virtual consumer space, considering case studies on identical platforms such as Second Life. A framework is presented that proposes guidelines to enhance the experience on this platform, demonstrating the importance of UX and CX strategies in the Metaverse, serving as a reference and guide for digital business creators who intend to integrate this universe. Keywords: Metaverse, User Experience, Consumer Experience, Virtual Reality, Augmented Reality, e-Commerce, v-Commerce | en |
| dc.format | application/pdf | pt |
| dc.language.iso | por | pt |
| dc.rights | openAccess | pt |
| dc.subject | MESTRADO EM ENGENHARIA DE TECNOLOGIAS E SISTEMAS WEB | pt |
| dc.subject | INFORMÁTICA | pt |
| dc.subject | COMPUTER SCIENCE | en |
| dc.subject | EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR | pt |
| dc.subject | USER EXPERIENCE | en |
| dc.subject | REALIDADE VIRTUAL | pt |
| dc.subject | VIRTUAL REALITY | en |
| dc.subject | REALIDADE AUMENTADA | pt |
| dc.subject | AUGMENTED REALITY | en |
| dc.subject | COMÉRCIO ELETRÓNICO | pt |
| dc.subject | E-COMMERCE | en |
| dc.title | Experiência de consumidor no Metaverse : interação do utilizador em mundos virtuais e v-Commerce | pt |
| dc.type | masterThesis | pt |
| dc.identifier.tid | 203447093 | pt |
| Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Engenharia de Tecnologias e Sistemas Web | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Joana Monteiro - Mestrado ETSW.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.73 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
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