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dc.contributor.advisorMoreira, Ricardo Manuel Marguinho Bessa, orient.-
dc.contributor.authorLeite, Ana Isabel Monteiro-
dc.date.accessioned2024-01-11T17:36:52Z-
dc.date.available2024-01-11T17:36:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14438-
dc.descriptionOrientação: Ricardo Bessa Moreirapt
dc.description.abstractGerir pessoas é uma tarefa complexa e redunda no desafio de, nas organizações hodiernas, se centrar a responsabilidade do desempenho no colaborador, com interesses, expetativas e motivações próprias. Os gestores e líderes de equipas devem munir-se de ferramentas que permitam, latu senso, um eficiente entendimento e uma eficaz aplicação do conceito de Inteligência Emocional nas equipas de trabalho. É importante ressalvar que, na visão mais atual da GRH, é imperioso transformar grupos em equipas e energias em sinergias. A gestão das emoções perfila-se imperativa e emergente neste contexto. O principal objetivo desta dissertação foi perceber o papel da inteligência emocional na gestão de equipas. Surgiu o desiderato de entender as emoções que se encontram relacionadas com os comportamentos que o individuo tem nas organizações, destacando-se a ação da Inteligência Emocional. O estado da arte sobre estas duas temáticas, relacionadas e com elevado grau de embricamento e interpenetração, ainda é relativamente escasso no nosso país. A revisão da literatura é significativamente prolifica, considerando os temas em separado, mas revela-se menos produtiva quando se convoca o relacionamento das supracitadas variáveis dependentes, que constituem o objeto da presente investigação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, fenomenológica, com recurso a uma entrevista semiestruturada como instrumento metodológico e utilizando-se a análise de conteúdo como técnica. Tratou-se de um estudo de caso - numa empresa do setor da formação profissional privada - de cariz exploratório, que não permite inferências e extrapolações para outro tipo de realidade, só se representando, idiossincraticamente, a si próprio. A amostra não probabilística, utilizada nesta investigação, teve incidência numa única organização. Foram realizadas 11 entrevistas a informantes privilegiados, tendo sido colocadas questões que correspondiam a um guião semiestruturado acerca da inteligência emocional, da gestão de equipas e de que forma uma variável pode ter impacto sobre a outra. Os resultados configuram, de um modo geral, os intentos plasmados nas perguntas de partida. Desta forma, existe uma certa evidência que consubstancia a importância da inteligência emocional na gestão de equipas. Palavras-chave: Inteligência Emocional; Gestão de Equipas; Organizações; Emoçõespt
dc.description.abstractManaging people is a complex task and results in the challenge, in today's organizations, of focusing responsibility for performance on the employee with their own interests, expectations, and motivations. Managers and team leaders must equip themselves with tools that allow latu senso, efficient understanding, and practical application of the concept of Emotional Intelligence in work teams. It is essential to point out that, in the current view of GRH, it is imperative to transform groups into teams and energies into synergies. The management of emotions is imperative and emergent in this context. The main objective of this dissertation was to understand the role of emotional intelligence in team management. The desire arose to understand the emotions that are related to the behavior of the individual in organizations, highlighting the action of Emotional Intelligence. The state of the art on these two themes, related to and with a high degree of interweaving and interpenetration, is still relatively scarce in our country. The literature review is significantly prolific, considering the themes separately, but it turns out to be less productive when the relationship of the aforementioned dependent variables, which constitute the object of the present investigation, is summoned. A qualitative, phenomenological approach was used, using a semi-structured interview as a methodological instrument, and using content analysis as a technique. It was a case study - in a company in the professional training sector, of an exploratory nature, which does not allow inferences and extrapolations to another type of reality, only representing, idiosyncratically, itself. The non-probabilistic sample, used in this investigation, had an impact on a single organization. 11 interviews were carried out with privileged informants, with questions corresponding to a semi-structured script about emotional intelligence, team management and how one variable can have an impact on the other. The results configure, in general, the intentions reflected in the starting questions. Roughly speaking, some evidence substantiates the importance of emotional intelligence in team management. Keywords: Emotional Intelligence; Team Management; Organizations; Emotionsen
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectINTELIGÊNCIA EMOCIONALpt
dc.subjectEMOTIONAL INTELLIGENCEen
dc.subjectGESTÃO DE EQUIPASpt
dc.subjectTEAM MANAGEMENTen
dc.subjectEMOÇÕESpt
dc.subjectEMOTIONSen
dc.titleA influência da inteligência emocional na gestão de equipas : estudo de caso numa academia de formação privadapt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid203461428pt
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Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

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