Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/14460
Título: | A influência do clima organizacional na motivação intrínseca : um estudo qualitativo no departamento de RH numa Empresa do setor automóvel no Norte |
Autores: | Silva, Inês Isabel Ferreira da |
Orientadores: | Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT MOTIVAÇÃO MOTIVATION CLIMA ORGANIZACIONAL ORGANIZATIONAL CLIMATE CULTURA JAPONESA JAPANESE CULTURE |
Resumo: | A motivação é considerada um fator do clima organizacional na medida em que afeta
os resultados de uma organização, ou seja, são diversos os motivos que levam ou não um
indivíduo a estar motivado no seu local de trabalho. Dessa forma, os gestores de RH,
devem proporcionar aos seus colaboradores, as melhores condições, levando-os ao seu
crescimento pessoal e profissional, permitindo por sua vez, que estes estejam
intrinsecamente motivados.
Os objetivos específicos passaram por delimitar os conceitos de motivação e clima
organizacional, bem como determinar a relação entre estes, caracterizar os tipos de
motivação dos colaboradores deste setor, de forma a verificar o tipo de clima
organizacional mais predominante, equiparar os resultados do estudo prático com o
teórico e apurar a perceção dos colaboradores em relação à influência da motivação no
clima organizacional no departamento de GRH.
Diante os objetivos propostos, foi elaborado um estudo qualitativo assente numa
análise de conteúdo. Tratou-se de um estudo de caso, exploratório e não probabilístico, a
realidade em questão só se representa a si mesma, não cabendo aqui qualquer tipo de
inferências ou extrapolações para outra realidade. A empresa estudada pertence ao setor
automóvel e tem uma cultura japonesa. A análise do discurso permitiu perceber as
diferentes idiossincrasias e identidades ligadas à cultura e ao clima da GRH da empresa.
Para efeito utilizou-se a entrevista (semiestruturada) como técnica e escolheram-se como
informantes privilegiados alguns elementos do departamento de GRH que constituiu a
amostra (10 colaboradores num universo de 13).
Foi possível através do estudo compreender a influência do clima organizacional na
motivação intrínseca, numa empresa com uma cultura japonesa, flexível, e um clima,
onde existe valorização, respeito, transparência, que aposta no desenvolvimento de todos
os seus colaboradores. Concluiu-se que a empresa promove as melhores condições, desde
autonomia, liberdade nas tomadas de decisão, contribuindo dessa forma para um clima
positivo, através da qual, os colaboradores se sentem intrinsecamente motivados.
Palavras-Chave: Motivação Intrínseca; Clima; Departamento GRH; Cultura
Japonesa; Desenvolvimento Motivation is considered a factor of the organizational climate, insofar as it affects the results of an organization, that is, there are several reasons that lead or not an individual to be motivated in their workplace. In this way, HR managers must provide their employees with the best conditions, leading them to their personal and professional growth, allowing them to be intrinsically motivated. The specific objectives went through delimiting the concepts of motivation and organizational climate, as well as determining the relationship between them, characterizing the types of motivation of employees in this sector, in order to verify the most predominant type of organizational climate, equating the results of the practical study with the theoretical and determine the perception of employees in relation to the influence of motivation on the organizational climate in the HRM department. In view of the proposed objectives, a qualitative study based on a content analysis was elaborated. It was a case study, exploratory and not probabilistic, the reality in question only represents itself, not fitting any kind of inferences or extrapolations to another reality. The company studied belongs to the automotive sector and has a Japanese culture. Discourse analysis allowed us to perceive the different idiosyncrasies and identities linked to the company's HRM culture and climate. For this purpose, the (semi-structured) interview was used as a technique and some elements of the HRM department that constituted the sample were chosen as privileged informants (10 employees in a universe of 13). It was possible through the study to understand the influence of the organizational climate on intrinsic motivation, in a company with a Japanese culture, flexible, and a climate where there is appreciation, respect, transparency, which bets on the development of all its employees. It was concluded that the company promotes the best conditions, from autonomy, freedom in decision-making, thus contributing to a positive climate, through which employees feel intrinsically motivated. Keywords: Intrinsic Motivation; Climate; HRM Department; Japanese Culture; Development |
Descrição: | Orientação: Ricardo Bessa Moreira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14460 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mestrado_22101437_Inês Silva.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.