Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14530
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Sandra Gomes de, orient.-
dc.contributor.authorQuintão, Mariana Cristina Oliveira-
dc.date.accessioned2024-02-23T20:11:15Z-
dc.date.available2024-02-23T20:11:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14530-
dc.descriptionOrientação: Sandra Gomes de Oliveirapt
dc.description.abstractA globalização, os avanços tecnológicos e o rápido crescimento populacional, fizeram com que o mundo começasse a ter mais necessidades de cuidado e atuação em três eixos: económico, ambiental e social. Neste sentido, as organizações começaram a ser quase obrigadas a desenvolver a área de Responsabilidade Social e dinamizar práticas com este fim. Para que este processo seja bem feito e consiga chegar aos seus stakeholders, é necessário recorrer à Comunicação Interna. Uma vez que é este processo que irá transmitir a informação aos seus colaboradores e criar neles o sentimento de satisfação e envolvimento. O presente estudo procurou compreender se os colaboradores têm conhecimento sobre as práticas de Responsabilidade Social existentes na organização e responder aos objetivos definidos: Perceber se os atuais meios de transmissão das práticas de responsabilidade social são eficazes; Perceber a perceção dos colaboradores sobre as práticas de responsabilidade social da empresa e; Perceber se a comunicação realizada cria nos colaboradores um efeito de iniciativa e cooperação para as praticas de RSE. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, recorrendo à metodologia qualitativa, nomeadamente, a entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a 8 colaboradores de uma organização do setor automóvel, com 478 colaboradores. Para analisar o resultado das entrevistas realizadas, recorreu-se à técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Bardin. Dos resultados conclui-se que nem todos os colaboradores tinham conhecimento das práticas de Responsabilidade Social. No caso da amostra recolhida, a perceção das práticas existentes na organização é positiva. Contudo, esta área é vista como um processo que necessita de melhorias e mais desenvolvimento. Quanto à Comunicação Interna, conclui-se que o processo não é totalmente eficiente, uma vez que a informação sobre estas práticas, divulgada pelos diferentes meios de Comunicação Interna da organização, não chega a todos os colaboradores. Por fim, a perceção se comunicação realizada cria nos colaboradores um efeito de iniciativa e cooperação para as práticas de Responsabilidade Social, a resposta não foi consensual. Isto porque, alguns dos entrevistados mencionaram que sim, e que até já tinham estado envolvidos em algumas práticas. Enquanto outros nunca participaram, nem sentiam motivação para o fazer. Palavras-chave: Responsabilidade Social; Comunicação Interna; Envolvimento dos colaboradorespt
dc.description.abstractGlobalization, technological advances and rapid population growth have made the world more aware of the need for care and action in three areas: economic, environmental and social. In this sense, organizations have become almost obliged to develop the area of Social Responsibility and promote practices to this end. In order for this process to be carried out well and reach its stakeholders, it is necessary to use Internal Communication. Since it is this process that will transmit information to employees and create a sense of satisfaction and involvement in them. This study sought to understand whether employees are aware of the organization's existing social responsibility practices and to respond to the defined objectives: To understand whether the current means of transmitting social responsibility practices are effective; To understand employees' perceptions of the company's social responsibility practices and; To understand whether the communication carried out creates in employees an effect of initiative and cooperation towards CSR practices. To this end, an exploratory study was carried out using qualitative methodology, namely semi-structured interviews with 8 employees from an organization in the automotive sector with 478 employees. The results of the interviews were analyzed using the content analysis technique developed by Bardin. The results show that not all employees were aware of social responsibility practices. In the case of the sample collected, the perception of the organization's existing practices is positive. However, this area is seen as a process that needs improvement and further development. As for internal communication, it can be concluded that the process is not entirely efficient, since the information on these practices, disseminated by the organization's various internal communication channels, does not reach all employees. Finally, there was no consensus as to whether communication creates a sense of initiative and cooperation among employees towards social responsibility practices. This is because some of the interviewees mentioned that it did, and that they had already been involved in some practices. Others had never participated, nor did they feel motivated to do so. Keywords: Social responsibility; Internal communication; Employee involvementen
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃOpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIALpt
dc.subjectSOCIAL RESPONSIBILITYen
dc.subjectCOMUNICAÇÃO INTERNApt
dc.subjectINTERNAL COMMUNICATIONen
dc.titleA comunicação interna como meio de transmissor das práticas de responsabilidade social: um estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid203537254pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado em Gestão_Mariana Quintão.pdfDissertação de Mestrado1.81 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.