Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14661
Título: A satisfação dos colaboradores com a comunicação interna nas empresas
Autores: Santos, Marta Cristina Lima dos
Orientadores: Oliveira, Sandra Gomes de, orient.
Oliveira, Carlos Miguel, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
MANAGEMENT
COMUNICAÇÃO INTERNA
INTERNAL COMMUNICATION
SATISFAÇÃO
SATISFACTION
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSIONAL SATISFACTION
PERCEÇÃO
PERCEPTION
Resumo: Esta investigação tem como principal propósito analisar a satisfação dos colaboradores com a comunicação interna nas empresas. Com a nova conjuntura económica, com a contínua evolução tecnológica e com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, obriga a que as organizações se adaptem e se ajustem, sendo necessário a implementação de estratégias que respondam às carências das empresas. É de salientar que, nos dias de hoje, as organizações estão em constante mudança e, por isso, as empresas têm de estar prontas para as alterações que vão acontecendo, sendo necessário assim um processo eficaz de comunicação interna, como transmissor, capaz de difundir a informação adequada e fundamental para que cada colaborador se sinta mais envolvido e participativo nos processos da empresa, sendo que os colaboradores são dos elementos mais importantes dentro de uma organização. A presente investigação procura assim entender a dinâmica e a perceção dos colaboradores perante o processo de comunicação interna e o impacto que o mesmo detêm nas organizações, investigando assim os fundamentos quanto à prática e o envolvimento dos trabalhadores face à comunicação interna. Assim, esta investigação, visa desenvolver uma análise dos conceitos a utilizar através da revisão da literatura e por conseguinte se apresenta a metodologia de investigação, onde se valida e analisa todo o processo. Seguidamente, efetuou se a distribuição de um questionário por 131 colaboradores, que se encontram a trabalhar atualmente, através de uma escala de satisfação com a comunicação interna, e nesse mesmo formulário incluía também os dados sociodemográficos e organizacionais. Deste modo foi realizado a análise das hipóteses de forma a obter respostas neste estudo, isto é, para a recolha e análise dos dados, cruzamos esses mesmos dados, com os dados sociodemográficos, e, por conseguinte, apresentei algumas sugestões de melhoria tendo por base as respostas dos inquiridos. Por fim, a partir dos resultados apresentados, a comunicação interna apresenta-se sendo um elemento imprescindível para o envolvimento dos colaboradores e que promove a satisfação do colaborador no trabalho. Palavras-chave: Comunicação interna, Escala da satisfação com a comunicação interna, Satisfação dos colaboradores, Perceção dos colaboradores
The main purpose of this research is to analyze employee satisfaction with internal communication in companies. With the new economic climate, continuous technological evolution and an increasingly competitive job market, organizations must adapt and adjust, and it is necessary to implement strategies that respond to the needs of companies. It should be noted that nowadays, organizations are constantly changing and therefore companies must be ready for the changes that are taking place, thus requiring an effective internal communication process, as a transmitter, capable of disseminating the appropriate and fundamental information so that each employee feels more involved and participative in the company's processes, since employees are one of the most important elements within an organization. This research therefore seeks to understand the dynamics and perception of employees regarding the internal communication process and the impact it has on organizations, thus investigating the fundamentals regarding the practice and involvement of workers in internal communication. Thus, this research aims to develop an analysis of the concepts to be used through the literature review and therefore the research methodology is presented, where the whole process is validated and analyzed. Next, a questionnaire was distributed to 131 employees who are currently working, using a scale of satisfaction with internal communication, which also included sociodemographic and organizational data. Finally, the hypotheses were analyzed to obtain answers in this study, i.e. for the collection and analysis of the data, we crossed this same data with the sociodemographic data, and I therefore presented some suggestions for improvement based on the respondents' answers. Finally, based on the results presented, internal communication appears to be an essential element for employee involvement and promotes employee job satisfaction. Keywords: Employee perception, Employee satisfaction, Internal communication, Scale of satisfaction with internal communication
Descrição: Orientação: Sandra Gomes ; coorientação: Carlos Miguel Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14661
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-marta-santos.pdfDissertação de Mestrado1.42 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.