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http://hdl.handle.net/10437.1/14662
Título: | A relação entre a felicidade no trabalho e responsabilidade social corporativa |
Autores: | Almeida, Andreia Valente |
Orientadores: | Oliveira, Sandra Gomes de, orient. Costa, Natália Isabel Moreira, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO MANAGEMENT SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSIONAL SATISFACTION FELICIDADE HAPPINESS RESPONSABILIDADE SOCIAL SOCIAL RESPONSIBILITY |
Resumo: | É possível perceber que o termo felicidade nas organizações tem ganho mais destaque
ao longo dos anos, pois isto deve-se ao facto de cada vez mais as organizações
perceberem que é fundamental possuir um colaborador satisfeito e feliz no seu
trabalho. Ao longo dos anos, a saúde mental tem ganho um grande destaque nas
organizações. Carga horária em excesso, stress do dia a dia, entre outros fatores, são
exemplos que explicam o porquê do incremento desta preocupação, uma vez que estes
podem levar a um declínio do bem-estar a nível mental.
A responsabilidade social corporativa é outra das estratégias que está cada vez mais
presente nas organizações demonstrando ser fundamental a aplicação da mesma. A
perceção que os colaboradores têm em relação a esta estratégia é também relevante,
sendo que os colaboradores são um dos elementos mais importantes dentro de uma
organização.
Com isto, através deste estudo, pretendíamos compreender de que forma estas duas
estratégias a felicidade no trabalho e responsabilidade social corporativa, se podem
relacionar. Nesta dissertação foi realizado uma revisão da literatura onde se apresenta
toda a teoria dos dois temas, também foi elaborado o estudo empírico onde se
apresentou a metodologia e análise dos resultados obtidos. Por fim foi elaborado a
discussão dos resultados em forma de conclusão.
Com esta investigação conclui-se que existe uma relação entre a felicidade no trabalho
e as dimensões pertencentes à responsabilidade social corporativa. Sendo que a
dimensão económica, legal e discricionária tem impacto nos níveis de felicidade, apenas
a dimensão ética é que não apresenta uma relação com a felicidade. Tendo em conta o
sexo, concluiu-se que não existem diferenças entre o sexo feminino e masculino, pelo
que se conclui que ambos apresentam níveis de felicidade positivos.
Palavras – Chave: Felicidade no trabalho, responsabilidade social corporativa,
colaboradores We can see that the term happiness in organizations has gained more prominence over the years, because more and more organizations are realizing that it is essential to have a satisfied and happy employee at work. Over the years, mental health has gained great prominence in organizations. Excessive working hours, day-to-day stress, among other factors, are examples that explain why this concern has increased, since they can lead to a decline in mental well-being. Corporate social responsibility is another strategy that is increasingly present in organizations, demonstrating that it is essential to apply it. The perception that employees have of this strategy is also relevant, as employees are one of the most important elements within an organization. Therefore, through this study, we wanted to understand how these two strategies - happiness at work and corporate social responsibility - can be related. In this dissertation, a literature review was carried out, presenting all the theory on the two topics, as well as the empirical study, presenting the methodology and analyzing the results obtained. Finally, a discussion of the results was drawn up in the form of a conclusion. This research concludes that there is a relationship between happiness at work and the dimensions of corporate social responsibility. The economic, legal and discretionary dimensions have an impact on happiness levels, while only the ethical dimension is not related to happiness. Taking gender into account, it was concluded that there are no differences between females and males, which means that both have positive levels of happiness. Keywords: Happiness at work, corporate social responsibility, employees |
Descrição: | Orientação: Sandra Gomes de Oliveira ; coorientação: Natália Isabel Moreira Costa |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14662 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão |
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