Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14674
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Elisete, orient.-
dc.contributor.authorSilva, Inês Carolina Pedreiras da-
dc.date.accessioned2025-02-07T17:02:32Z-
dc.date.available2025-02-07T17:02:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14674-
dc.descriptionOrientação: Elisete Martins; coorientação: Marco Lamaspt
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado visa compreender e aprofundar o conhecimento sobre o impacto das redes sociais no processo de recrutamento a nível global. Este é um cenário que está em constante evolução, com o aparecimento das novas tecnologias, tendências e desafios que acontecem regularmente no mundo atual. É importante acompanhar as inovações e garantir que esta pesquisa reflete o estado presente do ambiente de recrutamento global. O estudo tem como base a implementação de uma multinacional na cidade do Porto que atua na área dos recursos humanos. O objetivo principal é investigar como é que esta multinacional implementou estratégias e enfrentou desafios no recrutamento global, com principal destaque para o papel das redes sociais nesse processo dinâmico. Esta investigação visa compreender como as redes sociais podem ser eficazes no recrutamento global, com resposta a questões específicas, tais como: Quais são os maiores desafios do recrutamento a nível global?; Quais as competências e qualidades essenciais dos candidatos recrutados para o estrangeiro?; Qual a viabilidade das candidaturas obtidas nas redes sociais?; Quais as estratégias utilizadas pelos recrutadores para destacar a empresa e esta ser escolhida pelo candidato; Quais as tendências que os recrutadores antecipam para o recrutamento no futuro. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com a utilização de uma metodologia de estudo de caso para analisar a aplicação das redes sociais no recrutamento internacional pela multinacional, uma vez que se pretende estudar o caso em específico da empresa LPC Recruitment no Porto. Esta metodologia inclui entrevistas com os profissionais da empresa, análise de documentos relevantes, artigos científicos e teses associadas ao recrutamento através das redes sociais. Será destacada a identificação e a análise de estratégias específicas adotadas pela empresa para aproveitar o potencial das redes sociais tanto como o alcance de talentos como na construção e afirmação de uma marca empregadora a nível global. O foco central foi entender como a empresa poderia tirar proveito das redes sociais para identificar e atrair talentos globalmente. A população deste estudo compreendeu quatro profissionais de recursos humanos e recrutadores da empresa LPC Recruitment Portugal assim como uma amostragem não probabilística, tendo em conta o facto não ser possível representar toda a população, por isso foi utilizado um critério de amostragem intencional. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados, de forma a recolher a máxima informação para o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com análise de artigos científicos, teses publicadas, informações em websites e também dados específicos da empresa assim como uma entrevista semiestruturada aos colaboradores da mesma. A análise de conteúdo foi a metodologia escolhida para interpretar as informações recolhidas, proporcionando uma compreensão aprofundada das percepções e práticas relacionadas ao uso de redes sociais no recrutamento internacional. O desafio colocado na presente investigação será medir o impacto das redes sociais e transformar os dados para resultados mensuráveis que permitam refletir e tirar conclusões acerca do tema em estudo. Adicionalmente, a dissertação examinará os desafios inerentes ao recrutamento global enfrentados pela empresa, tais como são exemplos: as barreiras culturais; as complexidades legais; as questões de diversidade. Serão identificadas e discutidas as soluções implementadas para superar esses desafios. Os resultados e discussões permitiram concluir que os recrutadores consideraram como competências relevantes os candidatos terem um nível de inglês fluente, a capacidade de adaptabilidade e empatia. Os dados trabalhados confirmam a importância das redes sociais no recrutamento como essenciais para a divulgação das vagas e aumento das candidaturas, embora exista um desafio entre a quantidade e a qualidade. Para tendências futuras no recrutamento antecipam o uso da Inteligência Artificial e o recrutamento automatizado. Palavras chave: recrutamento, recursos humanos, redes sociais, globalizaçãopt
dc.description.abstractThis master's thesis aims to understand and deepen the knowledge about the impact of social networks on the global recruitment process. This is a constantly evolving scenario, with the emergence of new technologies, trends, and challenges that regularly occur in today's world. It is important to keep up with innovations and ensure that this research reflects the current state of the global recruitment environment. The study is based on the implementation of a multinational company in the city of Porto, which operates in the human resources sector. The main objective is to investigate how this multinational company implemented strategies and faced challenges in global recruitment, with a particular focus on the role of social networks in this dynamic process. This research aims to understand how social networks can be effective in global recruitment, addressing specific questions such as: What are the biggest challenges in global recruitment?; What are the essential skills and qualities of candidates recruited abroad?; What is the viability of applications obtained through social networks?; What strategies do recruiters use to highlight the company and make it chosen by the candidate?; What trends do recruiters anticipate for future recruitment? The methodological approach adopted was qualitative, using a case study methodology to analyze the application of social networks in international recruitment by the multinational, as it intends to study the specific case of the company LPC Recruitment in Porto. This methodology includes interviews with the company's professionals, analysis of relevant documents, scientific articles, and theses related to recruitment through social networks. The identification and analysis of specific strategies adopted by the company to leverage the potential of social networks will be highlighted, both in terms of reaching talent and in building and asserting an employer brand globally. The central focus was to understand how the company could take advantage of social networks to identify and attract talent globally. The study population comprised four human resources professionals and recruiters from LPC Recruitment Portugal, as well as a non-probabilistic sampling, considering that it is not possible to represent the entire population; therefore, an intentional sampling criterion was used. Regarding the data collection instruments, in order to gather the maximum information for the study, a bibliographic research was conducted, including the analysis of scientific articles, published theses, information from websites, and also specific company data, as well as a semi-structured interview with the company's employees. Content analysis was the chosen methodology to interpret the collected information, providing an in-depth understanding of the perceptions and practices related to the use of social networks in international recruitment. The challenge posed in this research will be to measure the impact of social networks and transform the data into measurable results that allow for reflection and conclusions on the subject under study. Additionally, the dissertation will examine the inherent challenges of global recruitment faced by the company, such as cultural barriers, legal complexities, and diversity issues. The solutions implemented to overcome these challenges will be identified and discussed. The results and discussions concluded that recruiters considered relevant skills to be fluent English, adaptability, and empathy. The processed data confirms the importance of social networks in recruitment as essential for job posting and increasing applications, although there is a challenge between quantity and quality. For future recruitment trends, they anticipate the use of Artificial Intelligence and automated recruitment. Keywords: recruitment, human resources, social networks, globalizationen
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃOpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectRECRUTAMENTO DE PESSOALpt
dc.subjectSTAFF RECRUITMENTen
dc.subjectREDES SOCIAISpt
dc.subjectSOCIAL NETWORKSen
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpt
dc.subjectGLOBALISATIONen
dc.subjectEMPRESAS MULTINACIONAISpt
dc.subjectMULTINATIONAL CORPORATIONSen
dc.titleO recrutamento e o impacto das redes sociais na era da globalização: um estudo de caso numa multinacional no sector de recursos humanos no Portopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid203745078pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-ines-silva.pdfDissertação de Mestado1.92 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.