Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/14678
Título: | O impacto da socialização organizacional na integração dos novos colaboradores : um estudo de caso na ECOBANK da Guiné-Bissau |
Autores: | Sanhá, Djuco Ansumane |
Orientadores: | Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO MANAGEMENT GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES MANAGEMENT RECRUTAMENTO DE PESSOAL STAFF RECRUITMENT SELEÇÃO DE PESSOAL PERSONNEL SELECTION INTEGRAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL SOCIO-PROFESSIONAL INTEGRATION ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS BUSINESS STRATEGIES GUINÉ-BISSAU GUINEA-BISSAU |
Resumo: | O presente relatório surge no seguimento da conclusão do curso de Mestrado em Gestão
e do estágio curricular desenvolvido na empresa Ecobank da Guiné-Bissau. Esta pesquisa
procurou apresentar o processo de socialização organizacional com foco nas táticas
organizacionais de variadíssimos autores referidos ao longo do Projeto, ou seja, nas
acções adoptadas pelas organizações para encontrar uma melhor forma de integrar seus
novos colaboradores no ambiente institucional. Utilizando-se a metodologia de pesquisa
do tipo aplicada e do estudo de caso no Ecobank da Guiné-Bissau, esta investigação
combinou análises qualitativa e quantitativa, com uso de excel estatístico. Teve por
objetivo principal investigar quais as estratégias de socialização, integração e acolhimento
que o Ecobank Guiné-Bissau tem adotado em relação aos seus novos colaboradores, e o
grau de satisfação desses novatos quanto às estratégias adotadas. O estudo abrangeu uma
população de 107 colaboradores, mas focalizando-se numa amostra de 84, que representa
79% dos colaboradores do Ecobank Guiné-Bissau. Dos 84 elementos da amostra, 12 são
do Management do Banco, com os quais se fez o estudo qualitativo do assunto em
questão, por meio de entrevistas, com o intuito de investigar quais ações formais ou
informais os departamentos do Ecobank têm adotado ou praticado para facilitar o
processo de socialização de seus colaboradores. Por outro lado, o estudo quantitativo
abrangeu 72 colaboradores efetivos de todas as categorias e funçoes no Banco, com os
quais se aplicou o questionário. Os dados apontaram que não existe um programa
específico voltado para o processo de socialização dos novos colaboradores, mas sim um
curso na modalidade à distância de realização obrigatória para todos os novatos, além das
ações informais que cada unidade tem adotado quando da chegada de um novo
colaborador, como por exemplo passeio guiado pela Instituição para apresentação dos
setores e colaboradores, confraternizações. O estudo qualitativo, fenomenológico,
exploratório e não probabilístico, assente em entrevistas semi-estruturadas a informantes
privilegiados como instrumento e numa análise de conteúdo como técnica, funcionou
como complemento ao estudo positivista e quantitativo apresentado, neste estudo de caso
de um banco na Guiné Bissau, numa dinâmica de interacção metodológica simbiótica e
sistémica. O resultado dessa pesquisa vai contribuir para a melhoria dos procedimentos
da Instituição, no que à socialização dos novos colaboradores diz respeito,
nomeadamente a elaboração, formalização e instituição de programa de socialização, elaboração de Manual de Acolhimento, criação de programa de tutoria, entre outros.
Palavras-chave: Acolhimento; Socialização organizacional; Integração; Estratégias
organizacionais; Manual de Acolhimento. This report follows the completion of the Master's course in Management and the internship carried out at Ecobank in Guinea-Bissau. This research aimed to present the organizational socialization process focusing on organizational tactics from various authors referenced throughout the Dissertation, i.e., the actions adopted by organizations to better integrate their new employees into the institutional environment. Using an applied research methodology and a case study at Ecobank in Guinea-Bissau, this investigation combined qualitative and quantitative analyses, utilizing statistical tools in Excel. Its main objective was to investigate the socialization, integration, and welcoming strategies adopted by Ecobank Guinea-Bissau towards its new employees, and the satisfaction level of these newcomers regarding the adopted strategies. The study involved a population of 107 employees, but focused on a sample of 84, representing 79% of Ecobank Guinea-Bissau's workforce. Out of the 84 sample elements, 12 are from the Bank's Management, with whom the qualitative study of the subject was conducted through interviews, aiming to investigate the formal or informal actions the Ecobank departments have adopted or practiced facilitating the socialization process of their employees. On the other hand, the quantitative study involved 72 employees, new permanent staff from all categories and roles in the Bank, who were administered the questionnaire. The data indicated that there is no specific program focused on the socialization process of new employees, but rather a mandatory distance learning course for all newcomers, in addition to informal actions each unit has adopted upon the arrival of a new employee, such as guided tours of the Institution for sector and staff presentation, social gatherings. The qualitative, phenomenological, exploratory, and non-probabilistic study, based on semi-structured interviews with privileged informants as a tool and content analysis as a technique, served as a complement to the positivist and quantitative study presented in this case study of a bank in Guinea-Bissau, in a dynamic of symbiotic and systemic methodological interaction. The result of this research will contribute to improving the institution's procedures regarding the socialization of new employees, namely the preparation, formalization and establishment of a socialization program, preparation of a Reception Manual, creation of a tutoring program, among others. Keywords: Welcoming; Organizational socialization; Integration; Organiz. strategies. |
Descrição: | Orientação: Ricardo Bessa Moreira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/14678 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Gestão |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao-djuco-sanha.pdf | Dissertação de Mestrado | 1.82 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.