Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14705
Título: A influência do sistema de gestão de recompensas na motivação intrínseca: estudo caso sobre o departamento da produção numa empresa do setor automóvel
Autores: Pereira, Joana Moreira de Sousa
Orientadores: Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSO DE HUMANOS
GESTÃO
MANAGEMENT
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SISTEMA DE RECOMPENSAS
COMPENSATION MANAGEMENT
MOTIVAÇÃO
MOTIVATION
SATISFAÇÃO
SATISFACTION
RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES
Resumo: Observando o cenário atual do mundo empresarial, é impreterível denotar a importância do papel das pessoas, nas organizações, como foco elementar da cultura organizacional. A motivação dos colaboradores é a máxima requerida para que a organização obtenha os comportamentos esperados, com o fim de alvejar o sucesso organizacional ambicionado e com o propósito da preservação da cultura organizacional. Esta dissertação, de pendor fenomenológico e de feição qualitativa, encerra uma propensão exploratória, não probabilística e não preditiva. Tratou-se de um estudo de caso numa empresa do setor automóvel, com idiossincrasias típicas de uma organização industrial. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista (semiestruturada). Esta ferramenta possibilitou uma maior amplitude discursiva que, por sua vez, se materializou na utilização da análise de conteúdo como técnica. A subjetividade, as emoções, e os aspetos psicossociológicos ganharam maior expressão. Consideraram-se perceções e opiniões. A escolha de uma abordagem mais próxima da semiótica do que da semiologia reforçou a intenção de se estudar mais o conteúdo do que a linguagem patente na(s) narrativa(s). Por se apresentarem diferentes visões, que acarretam diferentes experiências e diversas formas de ser e de estar, revelou-se uma opção ajustada ao objeto e aos objetivos do estudo. A amostra de 9 colaboradores, num universo de 409 colaboradores (chefias e gestores de topo do departamento da produção) numa empresa com 600, acautela os propósitos aludidos. Tratou-se de um estudo caso num departamento, que só retrata a realidade especifica na qual assenta e se circunscreve. No decurso deste estudo exploratório, concluiu-se que uma justa gestão de um sistema de recompensas influencia, diretamente, a motivação dos colaboradores e, conseguinte, potencia os mesmos a comportarem-se consoante a necessidade reconhecida pela organização. Não obstante, não é possível conferir a mesma veracidade ao impacto esperado deste mesmo sistema na motivação intrínseca, no estudo caso em causa nesta dissertação, por carência de resultados, o que não confere resposta à principal demanda. É de extrema importância que as organizações acentuem a relação estabelecida entre a sistema de recompensas e a motivação intrínseca, preservando a continuidade desta relação e contribuindo para consecução dos objetivos delineados, com intento para o sucesso. Palavras-chave: Sistema de recompensas; Motivação; Motivação intrínseca; Satisfação; Recursos Humanos.
Observing the current scenario of the business world, it is imperative to highlight the importance of the role of people within organizations as a central element of organizational culture. Employee motivation is the ultimate requirement for an organization to achieve the expected behaviors, aiming for the desired organizational success and preserving the organizational culture. This dissertation, phenomenological in nature and qualitative in approach, carries an exploratory, non-probabilistic, and non-predictive tendency. It is a case study conducted in a company in the automotive sector, characterized by the typical idiosyncrasies of an industrial organization. The methodological instrument used was the semi-structured interview. This tool enabled broader discourse, which was materialized through the use of content analysis as a technique. Subjectivity, emotions, and psychosociological aspects gained greater prominence. Perceptions and opinions were considered. The choice of an approach closer to semiotics rather than semiology reinforced the intention to study the content rather than the language present in the narrative(s). Due to the presentation of different views, which bring diverse experiences and ways of being, this approach proved to be suitable for the object and objectives of the study. The sample consisted of 9 employees, out of a total of 409 employees (comprising middle and top managers in the production department) within a company of 600 employees, ensuring alignment with the stated purposes. This case study was specific to one department, reflecting only the particular reality in which it is rooted and confined. In the course of this exploratory study, it was concluded that a fair management of a reward system directly influences employee motivation and subsequently drives them to behave in accordance with the needs recognized by the organization. However, it is not possible to attribute the same degree of reliability to the expected impact of this reward system on intrinsic motivation, within the context of this case study, due to a lack of results, leaving the primary question unanswered. It is of utmost importance for organizations to emphasize the relationship established between the reward system and intrinsic motivation, ensuring the continuity of this relationship and contributing to the achievement of outlined objectives, with a focus on success. Keywords: Reward system; Motivation; Intrinsic motivation; Satisfaction; Human Resources.
Descrição: Orientação: Ricardo Bessa Moreira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14705
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-joana-pereira.pdfDissertação Joana Pereira1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.