Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14776
Título: Gestão de conflitos nas organizações : estudo de caso na empresa Construções Anildo & Irmãos, Lda
Autores: Andrade, Aguinaldo
Orientadores: Sança, Neusa Isabel
Palavras-chave: GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE CONFLITOS
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
CONFLICT MANAGEMENT
MANAGEMENT STRATEGIES
CONFLICT RESOLUTION
Resumo: A diversidade cultural, avanços tecnológicos, demandas por agilidade, pressões financeiras e uma crescente valorização do capital humano têm causado transformações nas organizações. A interação entre indivíduos numa organização leva inevitavelmente ao aparecimento de conflitos. Um dos desafios atuais é saber como geri-los, o que acarreta efeitos relevantes para a organização. O objetivo deste estudo é conhecer e analisar os conflitos existentes nas organizações e quais estratégias de gestão utilizadas para a sua resolução. Para alcançar este objetivo, foi utilizado uma metodologia qualitativa baseada no estudo de caso, como método que envolve, além da revisão bibliográfica, a aplicação de entrevistas, inquéritos e observações diretas. Constatou-se que, o conflito é inerente a qualquer organização, os seus efeitos podem ser positivos ou negativos e a forma como geri-los é que poderá definir os seus efeitos. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que na empresa investigada, em situações de conflito tendem a adotar estratégias de resolução que priorizam os objetivos da organização, evitando o conflito em detrimento das opiniões e atitudes dos seus Colaboradores, que perante os fatos e em situação de conflito cedem sempre algo nas suas posições. Os resultados evidenciam a existência de conflitos oriundos de uma comunicação deficiente, que mesmo tendo uma estratégia de resolução assertiva, esta figura-se frágil. Contudo, cabe aos responsáveis da empresa compreender a natureza dos conflitos, as pessoas e os seus perfis de forma a poderem tomar as decisões mais adequadas em cada situação.
Cultural diversity, technological advances, demands for agility, financial pressures and a growing appreciation of human capital have caused transformations in organizations. The interaction between individuals in an organization inevitably leads to conflicts. One of the current challenges is to know how to manage them, since they can have significant effects on the organization. The aim of this study was to find out and analyze the perceptions of conflicts in organizations and the management strategies used to resolve them. In order to achieve this objective, a qualitative methodology based on the case study was used as a method, involving, in addition to a literary review, the application of interviews, questionnaire surveys and direct observation. It was noted that, conflict is inherent in any organization, its effects can be positive or negative and the way in which it is managed can define its results. As a result of this research, it can be said that in situations of conflict, the company investigated tends to adopt resolution strategies that prioritize the organization’s objectives, avoiding conflict to the detriment of its employees' opinions and attitudes. In the face of this, employees in conflict situations always concede something in their positions. The results show that conflicts arise from poor communication, which, despite an assertive resolution strategy, be revealed to be fragile. However, it is up to company managers to understand the nature of conflicts, people, and their profiles in order to make the most appropriate decisions for each situation
Descrição: Orientação: Neusa Isabel Sança
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/14776
Aparece nas colecções:Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Intervenção Organizacional

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Gestão de Conflitos nas Organizações Estudo de Caso_Construções Anildo & Irmãos Lda_ Aguinaldo Andrade.pdfDissertação de Mestrado1.96 MBAdobe PDFThumbnail
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