Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/1480
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.
dc.contributor.authorPaulos, Jorge Miguel Monteiro
dc.date.accessioned2011-11-14T16:30:52Z
dc.date.available2011-11-14T16:30:52Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/1480
dc.descriptionOrientação: Horácio Pires Gonçalves F. Saraivapt
dc.description.abstractEste estudo resulta de uma investigação sobre a importância da música na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A revisão da literatura debruçou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temática. Definição de Deficiência, Paralisia Cerebral, música, importância da música no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educação Musical, musicalização e inclusão. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário a professores do 1º ciclo da Região Autónoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educação Musical do Núcleo de Arte Inclusiva da mesma Região. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a revisão da literatura e com estudos já feitos na mesma temática.pt
dc.description.abstractThis study is the result of an investigation into the importance of music in the inclusion of pupils with special needs education, more specifically those with cerebral palsy. The literature review focused on the issues we find most relevant in order to develop this theme. Definition of disability, Cerebral Palsy, music, importance of music in human development, music therapy, music education, music to and inclusion. As data collection tool was used a questionnaire to teachers of the 1st cycle of the Autonomous Region of Madeira and an interview with teachers of Music Education at the Center for Inclusive Arts in the same region. The data were collected, processed, analyzed and compared with the literature review and studies already done on the same topics.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectPARALISIA CEREBRALpt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectTERAPIA MUSICALpt
dc.subjectMÚSICApt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.subjectCEREBRAL PALSYen
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectMUSIC THERAPYen
dc.subjectMUSICen
dc.titleContributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebralpt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_jorge paulos - Contributos da música na inclusão de alunos com Paralisia Cerebral.pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.