Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/1644
Título: | Desempenhos e comportamentos de uma criança autista em contexto de Jardim de Infância |
Autores: | Oliveira, Patrícia Botas Alves da Silva |
Orientadores: | Cardoso, Carlos, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS INCLUSIVE EDUCATION |
Resumo: | Este projeto de observação/intervenção centrou-se no estudo de uma criança de cinco anos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), padecendo de Perturbação do Espectro do
Autismo (PEA), apresentado, neste estudo, com o nome fictício “Rodrigo”, que frequenta o
jardim de infância, tendo sido analisada a temática do autismo numa perspetiva inclusiva.
O fato de ser uma criança autista influencia a sua atitude perante o grupo em que se
encontra inserido, dado que os seus comportamentos estão condicionados por diversos
aspetos, tais como: défice e atenção; dificuldades na área da comunicação e interação com
os seus pares; o fato de não ser autónomo no que diz respeito à concretização das
atividades escolares.
O objetivo do trabalho foi identificar desempenhos e comportamentos do “Rodrigo” perante
algumas atividades. Estas atividades foram diversificadas, procurando alterar-se a estratégia
em cada uma delas. Iniciou-se com uma intervenção mais dirigida ao grupo, seguindo-se
uma intervenção mais individualizada, no sentido de, assim, poder incluir o “Rodrigo” na
dinâmica da sala de aula.
O “Rodrigo”, de uma forma geral, correspondeu às atividades propostas, no entanto, por
vezes, manifestava as suas estereotipias. Nas atividades que incluía só um ou dois colegas,
verificou-se alguma interação, pelo menos na tentativa de compreender o pretendido da
atividade. Nas atividades em que a participação foi com todo o grupo, o “Rodrigo” alheou-se constantemente.
Para se promover, nas nossas escolas de ensino regular, uma tipologia de escola inclusiva,
seria necessário que existissem alterações, quer ao nível das instituições e na organização
da sala de aula, quer na atitude e prática pedagógica do professor, para, assim, se poder ter
acesso a uma melhoria no processo de aprendizagem. This observation /intervention project focused on the study of a five year old child with Special Educational Needs (SEN), suffering from Autism Spectrum Disorder (PEA). I this study he is presented with the fictitious name "Rodrigo", which attends kindergarten, and was considered the topic of autism in an inclusive perspective. The fact is that an autistic child influences their attitude towards the group that is inserted, since their behaviors are constrained by several aspects such as deficit attention and difficulties in communication and interaction with colleagues. And also this children don’t have autonomy regards the implementation of school activities. The main goal of this study was to identify behaviors and performances of "Rodrigo" at some activities. These activities were diversified, seeking to change the strategy in each of them. It began with a more targeted group, followed by a more individualized, to thus be able to include the "Rodrigo" in the dynamics of the classroom. "Rodrigo" in general corresponded to the proposed activities, but sometimes expressed his stereotypes. Activities that included only one or two colleagues there was some interaction, at least he try to understand what the activity was. But in activities with the entire group "Rodrigo" was aliened constantly. To promote, in our mainstream schools, a type of inclusive school, it would be necessary some changes in both terms of institutions and organization of the classroom, as well as, in the attitude and pedagogical practices of the teacher, so we can reach an improvement in the learning process. |
Descrição: | Orientação: Carlos Cardoso |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/1644 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 492.63 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.