Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/1645
Título: O dia a dia de uma criança com perturbação do espectro autista em contexto escolar e familiar – estudo de caso
Autores: Vasconcelos, Maria Manuela Ribeiro
Orientadores: Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INTERAÇÃO SOCIAL
FAMÍLIA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SOCIAL INTERACTION
FAMILY
Resumo: Nas crianças com perturbações do Espectro do Autismo, as capacidades para desenvolverem interacções sociais recíprocas são limitadas, pela ausência de iniciações sociais com os seus companheiros e falta de sensibilidade às iniciativas dos outros. Evitam, frequentemente, o contacto social, isolam-se, exibem respostas negativas ou mesmo comportamentos disruptivos. Todas estas características dificultam aos seus pares o convívio e o jogo, mesmo quando estes mostram interesse em brincar com as crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Não admira então que ao longo das leituras realizadas durante o desenvolvimento deste trabalho, vários foram os autores que referiram a importância da promoção das competências sociais nestas crianças. Face ao exposto, com este estudo procura-se saber como se desenvolve a acção educativa de uma criança com Autismo nos contextos escolar e familiar. Propõe-se, assim, investigar o modo como é atendida no seu dia-a-dia, analisando os tipos de comportamento que revela, as estratégias educativas que são, para si, activadas, como reage em situação lúdica, bem como o grau de evolução constatada ao nível das aprendizagens. No seio familiar visa-se descrever o processo relacional, sob o ponto de vista educativo e, principalmente, analisar de que foram a criança em estudo é ajudada a ser autónoma. Como tal – e com base na análise das entrevistas realizadas no âmbito do estudo - é legítimo afirmar que os resultados da investigação evidenciam um contexto escolar e familiar seguro, envolvente e convergente entre si, no apoio à criança-alvo. Além disso, de acordo com os inquiridos e com os investigadores estudados na revisão da literatura é possível afirmar que os programas de intervenção precoce, o desenvolvimento das actividades lúdicas e um acompanhamento personalizado por um professor especializado (sem nunca esquecer a integração na turma) foram factores fundamentais para um melhor desenvolvimento global da criança em estudo.
In children with autism disorders, the skills to develop mutual social interactions are limited, due to the absence of social initiation with their peers and to the lack of sensibility towards the others’ initiatives. They tend to avoid social contact, the isolate themselves, show negative answers or even disruptive behaviors. All these characteristics make it difficult for their peers living and play with them, even when those peers show interest in playing with them. No wonder that, through the readings made during the development of this study, one has found several authors referring the importance of the promotion of the social skills in these children. Due to this, with this study we aim to know how the educative action of an autistic child develops itself in both familiar and school context. It is thus proposed, investigate the way this autistic child is treated daily, analyzing all the behaviors that reveals, the educative strategies that are activated for him, how he reacts in a playful situation, as well as the degree of evolution observed at the level of learning. Within family one aims to describe the relationship process, having in mind the educational point of view and mainly, to analyze how the child being studied is helped to be autonomous, This way – and based on analysis of interviews in the study – it is fair to say that the research results show a safe, involving and convergent among them in the child support. Besides, according to the respondents and to the studied researchers it is possible to affirm that the early intervention programs, the development of the playful activities and a individual support by a specialized teacher (never forgetting the integration in the class) were key factors to a better development of the studied child.
Descrição: Orientação: Jorge Serrano ; co-Orientação: Horácio Saraiva
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/1645
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Manuela Vasconcelos.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.