Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/1659
Título: Estratégias para o desenvolvimento de competências comunicativas de uma criança com Síndrome de Klinefelter
Autores: Vicente, Cristina Maria Cordeiro
Orientadores: Cardoso, Carlos, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
SÍNDROME DE KLINEFELTER
KLINEFELTER SYNDROME
Resumo: O presente estudo tem como principal objectivo promover a melhoria das competências comunicativas de uma criança portadora da Síndrome de Klinefelter. Para cumprir este objectivo foi feita uma revisão de literatura acerca das características, do diagnóstico e da intervenção nesta Síndrome. Tal revisão de literatura permitiu elaborar um plano de 10 sessões, durante aproximadamente três meses (Janeiro, Fevereiro e Março de 2011), visando identificar e explorar as estratégias mais adequadas a esta criança e a esta problemática. Esta pesquisa inscreve-se no tipo investigação-acção, centradas em estratégias para o desenvolvimento de competências comunicativas, especificamente de uma criança com Síndrome de Klinefelter, no qual as sessões de terapia constituíram o contexto da investigação. A realização do presente trabalho revelou algumas dificuldades e limitações devidas ao cariz da própria investigação e pelas características inerentes a este Síndrome. Contudo, os resultados demonstram que através das estratégias utilizadas ao longo das sessões, é possível constatar um melhoramento nas competências comunicativas desta criança, na aquisição de uma maior consciência das regras para a formação de frases e consequente generalização a outros contextos de vivencia do Leonardo. Pretendemos que os resultados deste trabalho sejam um contributo positivo para o melhoramento das práticas educativas de quem convive com a criança, e de outras crianças portadoras desta síndrome de modo a que se desenvolvam de forma mais harmoniosa e adequada às suas capacidades e limitações.
This study has as main objective to promote the improvement of communication skills of a child with Klinefelter's syndrome. To accomplish this goal was made a review of the literature about the characteristics, diagnosis and intervention in this syndrome. This literature review allowed us to elaborate a plan of 10 sessions for about three months (January, February and March 2011), to identify and explore the strategies most appropriate for this child and this problem. This research is part of the research-action type, which discusses a case study on strategies for developing communication skills, specifically a child with Klinefelter's syndrome, in which the therapy sessions were the context of research. This work revealed some difficulties and limitations by nature of their research and the inherent characteristics of this syndrome. However, the results show that through the strategies used throughout the sessions, you can see an improvement in communication skills of this child in the purchase of a greater awareness of the rules for forming sentences and subsequent generalization. On the whole, we intend that this work is a positive contribution to the improvement of educational practices and a benchmark as a tool to work for in some way, contribute to children with this syndrome develop in a more harmonious and suitable for their capabilities and limitations
Descrição: Orientação: Carlos Cardoso
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/1659
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Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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