Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/2824
Título: O papel da musicoterapia no desenvolvimento cognitivo nas crianças com perturbação do espectro do Autismo
Autores: Paredes, Sónia dos Santos Gonçalves
Orientadores: Saldanha, Ana, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
COGNIÇÃO
TERAPIA MUSICAL
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
COGNITION
MUSIC THERAPY
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
Resumo: O papel da musicoterapia no desenvolvimento cognitivo das crianças com perturbação do espectro do autismo é a temática do nosso projeto no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação/Educação Especial, levado a cabo na Escola Superior Almeida Garrett e tem como objetivo compreender qual o papel da musicoterapia no desenvolvimento cognitivo das crianças com autismo. Esta é uma técnica de terapia que recorre à música com o objetivo de fomentar as potencialidades da criança através da aplicação de métodos e técnicas específicas que auxiliam a desinibir-se e a envolver-se socialmente, proporcionando-lhe posteriormente uma enorme abertura para novas aprendizagens. A musicoterapia pode ser um importante veículo para a sua estimulação e integração plenas destas crianças, uma vez que desenvolve as suas competências sociais, assim como outras capacidades inerentes tais como o domínio da cognição. Tendo em conta as características inerentes a esta problemática e a importância crucial que as crianças frequentem a escola juntamente com os seus pares, local propício para serem estimuladas de modo que as suas capacidades e potencialidades sejam desenvolvidas. Pretendemos dar a conhecer a especificidade do Autismo, as dificuldades que esta problemática transporta consigo ao nível escolar das crianças diagnosticadas com esta patologia e o contributo da intervenção precoce na criança com autismo. Assim como os objetivos da musicoterapia a sua fundamentação e principalmente os benefícios que esta pode trazer especificamente a crianças com autismo.
The role of music therapy in cognitive development of children with disturbance of the spectrum of autism and the theme of our project in the framework of the Master's Degree in Sciences of Education/Special Education, carried out at the Escola Superior de Almeida Garrett and aims to understand the role of music therapy in cognitive development of children with autism. This is a technique of therapy that uses the music with the aim of promoting the potential of the child, through the application of methods and specific techniques, which help to encourage and to get involved socially, giving you later a huge opening for new learnings. Music therapy can be an important vehicle for their stimulation and full integration of these children, once that develops their social skills, as well as other capabilities inherent in such as the area of cognition. Taking into account the characteristics inherent to the problem and the crucial importance that the children attend the school, together with their peers, location conducive to be stimulated so that their skills and potential are developed. We intend to show the specificity of autism, the difficulties that this problem carries with it at the school level of children diagnosed with this disorder and the contribution of early intervention in children with autism. As well as the goals of music therapy to their reasoning and mainly the benefits that this can bring specifically to children with autism.
Descrição: Orientação: Ana Saldanha
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/2824
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.