Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/2825
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMateus, Nuno, orient.
dc.contributor.authorGuerreiro, Tânia Isabel Bacalhau
dc.date.accessioned2012-08-30T14:09:21Z
dc.date.available2012-08-30T14:09:21Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/2825
dc.descriptionOrientação: Nuno Mateuspt
dc.description.abstractO presente estudo centra-se numa problemática real nas nossas escolas – a dislexia. Sabendo que neste processo os professores são atores diretamente implicados e os melhores recursos dentro da sala de aula, tentámos perceber quais “os conhecimentos que têm sobre esta problemática” e o que os diferencia, tendo em conta algumas variáveis. O inquérito por questionário foi a técnica adotada para a recolha da informação. Centrámos o estudo nos professores dos agrupamentos de escolas do concelho de Sesimbra, sendo a nossa amostra constituída por 71 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nos resultados obtidos constatámos que os professores têm poucos conhecimentos sobre a dislexia e sentem-se pouco preparados para o trabalho pedagógico com estes alunos. Comparando os conhecimentos dos professores que têm prática pedagógica ou formação na área da dislexia (formação que consideraram muito expositiva), constata-se que não se diferenciam dos outros professores ao nível dos conhecimentos sobre esta problemática.pt
dc.description.abstractThe focus of this research is based on a real problem faced by our schools at present – dyslexia. Knowing that teachers are the main agents who are directly in contact with, and are simultaneously the best pedagogical resource within the classroom, we attempted to understand what the knowledge of this problem was, and what differentiates them, bearing in mind a certain number of variables. Information was gathered by means of a questionnaire, and we centered our study on teachers who teach in schools in the Sesimbra County. Our sample was made up of 71 primary school teachers. In the results that were obtained, we concluded that teachers have little knowledge of dyslexia and feel ill prepared for pedagogical work with these students. Having compared knowledge of teachers who had specific practice and/ or training (and training was considered to be very expositive), we found that they do not differentiate themselves from other teachers in the knowledge of dyslexia.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectDISLEXIApt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectDIFICULDADES DE APRENDIZAGEMpt
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectDYSLEXIAen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.subjectLEARNING DISABILITIESen
dc.subjectTEACHERS EDUCATIONen
dc.titleA prática pedagógica com alunos disléxicos na escola de 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertaçãomestradoTânia.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.