Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/2829
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rafael Silva, orient.
dc.contributor.authorLourenço, Laura Cristina Madeira Miranda
dc.date.accessioned2012-08-31T09:23:58Z
dc.date.available2012-08-31T09:23:58Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/2829
dc.descriptionOrientação: Rafael Silva Pereirapt
dc.description.abstractO presente estudo é qualitativo, do tipo estudo de caso, que teve como objetivo geral identificar as alterações decorrentes da aplicação de exercícios específicos (leitura e escrita) constantes no programa “ Dislexia e Disortografia- Programa de Intervenção e Reeducação”. Este estudo foi desenvolvido com um aluno de 9 anos, a frequentar o 4º ano de escolaridade numa escola pública em Setúbal, diagnosticado com Dislexia. O trabalho iniciou-se com uma abordagem teórica sobre o tema em estudo, Dislexia. Nesta abordagem teórica podemos encontrar algumas considerações sobre o funcionamento do cérebro na leitura e na escrita, dentro deste tema abordam-se ainda os processos cognitivos de leitura e escrita. Seguidamente é abordado o tema dislexia, desde a sua perspetiva histórica até ao despiste e importância da avaliação das crianças com Dislexia. Na abordagem empírica focamos o problema que levou a que este estudo fosse realizado, nas questões que foram levantadas e quais os objectivos a que nos propusemos alcançar. Da análise de dados, recolhidos antes e após a intervenção, tiraremos as nossas conclusões acerca do trabalho realizado. A intervenção pedagógica, foi realizada através da aplicação de um programa específico de reeducação da leitura e da escrita. A reavaliação confirmou que o trabalho tinha ocasionado melhoras na aprendizagem, pois o aluno conseguiu realizar a leitura com compreensão e escrita de palavras, com resultados muito positivos. A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Especifica que acompanhará o aluno para sempre. Este estudo apresentará apenas as intervenções iniciais de um longo caminho a percorrer.pt
dc.description.abstractThe present study is qualitative, case study, which aimed to identify general changes arising from the application of specific exercises (reading and writing) appearing in the programme dyslexia and intervention Program-Dysorthographia and Re-education. This study was developed with a pupil of 9 years, attending the 4th year of schooling at a public school in Setúbal, diagnosed as having dyslexia. The work began with a theoretical approach on the subject under study, dyslexia. This theoretical approach we can find some thoughts on brain function in reading and writing, within this theme also covers the cognitive processes of reading and writing. Below is approached the subject dyslexia, since its historical perspective to the importance of evaluation of overturning and children with dyslexia. In an empirical approach we focus on the problem which led to the realization of this study, on the issues which were arisen and on the objectives we defined to be achieved. From the analysis of the data collected before and after the intervention, we will draw some conclusions about our work. The pedagogical intervention was done by the application of a specific program aiming the re-education of reading and writing skills. The re-evaluation confirmed that the work had caused learning improvements since the student was able to show reading comprehension and write words sucessfully. Dyslexia is a specific learning difficulty that will accompany the student for ever. This study will only present the initial steps of a long way to be gone."en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectDISLEXIApt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectDYSLEXIAen
dc.titleIntervenção pedagógica com uma criança disléxicapt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DE MESTRADO.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.