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Título: O papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância
Autores: Dias, Joana Filipa dos Santos Rodrigues
Orientadores: Pereira, Rafael Silva, orient.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
TRISSOMIA 21
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
TRISOMY 21
SCHOOL INCLUSION
Resumo: A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar, partindo da seguinte questão: Qual o papel do educador na inclusão da criança com Síndrome de Down no Jardim de Infância? Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade pré-escolar e que comprovasse a vital importância da intervenção precoce para a formação e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down no Jardim de Infância. A pesquisa passou por abordagens psicológicas e pedagógicas e como a aprendizagem é um processo complexo, acerca do qual existem inúmeras definições e conceitos, procurámos seguir uma sequência orientada pelas etapas da educação de infância. Por fim, podemos verificar que uma grande percentagem dos educadores é a favor da inclusão das crianças com Síndrome de Down na educação pré-escolar regular, mas com recursos humanos e materiais adequados. Contudo, ainda há muito a fazer, pois os educadores não se sentem preparados e não têm acesso aos já referidos materiais adequados.
The following investigation results from both personal and professional worries concerning the inclusion of children with special needs in kindergarten level of education, arising the following question: which is the role of the Educator in the inclusion of the Down syndrome child in the kindergarten? For such, we studied several authors in order to find a useful and applicable way of thinking within the preschool reality and, at the same time, to prove the vital importance of the early intervention in the development and shaping of children with Down syndrome in the Kindergarten. The study went through psychological and pedagogic approaches and, learning being a complex process from which there are numerous definitions and concepts, we tried to follow a sequence guided through the stages of early learning. Finally, we could verify that a great percentage of the Educators is for the inclusion of the children with Down syndrome in the regular preschool education, but with adjustments made in the human resources and materials. However, there is still much to be done, as the Educators don’t feel prepared and they don’t have access to the previously mentioned materials.
Descrição: Orientação: Rafael Silva Pereira
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/2934
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

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