Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/3247
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerrano, Jorge Manuel de Melo, orient.
dc.contributor.authorPisco, Andreia Pinheiro
dc.date.accessioned2013-02-25T11:22:50Z
dc.date.available2013-02-25T11:22:50Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/3247
dc.descriptionOrientação: Jorge Serranopt
dc.description.abstractA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações mais frequentes na infância, sendo detetada com maior frequência em contexto escolar, dada as exigências impostas ao nível das regras sociais e académicas. Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a PHDA, evidenciando aspetos importantes sobre a problemática, como as suas caraterísticas, os problemas associados, a etiologia, o diagnóstico, a intervenção, entre outros. São apresentadas estratégias de intervenção a nível pedagógico, de forma a auxiliar os agentes educativos a lidar eficazmente com a PHDA. É descrito o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto educativo, evidenciando a influência que as mesmas podem ter em crianças com PHDA especificamente na sua capacidade de atenção, no seu desempenho escolar e na sua inclusão. O objetivo deste trabalho é reunir informações úteis sobre a PHDA e as TIC, de forma a apresentar estratégias diversificadas que possam auxiliar os agentes educativos a intervir de forma responsável e eficaz com alunos com PHDA. Ambiciona-se que este estudo, leve os docentes a compreender que as TIC podem funcionar como uma excelente ferramenta de trabalho a explorar com alunos com PHDA.pt
dc.description.abstractOne of the most frequent disorders children are exposed to is the Attention Deficit and Hyperactivity Disorders (ADHD). An issue usually detected in the school context as It shows up in response to the the social and academic rules. This study goes through the literature about ADHD, describing Its etiology, as well as the main characteristics and related problems, the diagnosis and the intervention needed. Pedagogical intervention strategies in order to help educational agents to deal with ADHD are also presented. Moreover, the impact of the Information and Communication Technologies (ICT) on the school environment are considered because this technologies can in fact contibute to improve this children’s attention capacities, school success and social inclusion. In conclusion, the purpose of this study is to colect useful information about the ADHD and the ICT in order to present diverse strategies to help educational agents interacting in an effective way with this students. The main goal is to make teachers understand the ICT can be extremely helpful tools when It comes to students with hyperactive symptoms and an attention deficit disorder.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt
dc.subjectDÉFICE DE ATENÇÃOpt
dc.subjectHIPERATIVIDADE INFANTILpt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESen
dc.subjectATTENTION DEFICITen
dc.subjectCHILD HYPERACTIVITYen
dc.subjectATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERen
dc.titleO impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação em crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atençãopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
andreia_pisco.pdf764.51 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.