Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/3248
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rafael Silva, orient.
dc.contributor.authorVaz, Isabel Maria Lemos
dc.date.accessioned2013-02-25T11:29:24Z
dc.date.available2013-02-25T11:29:24Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/3248
dc.descriptionOrientação: Rafael Pereirapt
dc.description.abstractEste trabalho visa compreender um aluno a frequentar o 6º ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e promover uma resposta pedagógica que permita minimizar as caraterísticas que lhe estão associadas: hiperatividade, desatenção e impulsividade. O aluno apresenta dificuldades em manter o empenho nas atividades e consequentemente exibe comportamentos que podem provocar sentimentos de frustração em professores e no aluno. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a PHDA e atentamos sobre as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Considerando que os alunos com PHDA necessitam de atividades dinâmicas e estimulantes, orientámos o nosso estudo para a observação do aluno, em contexto de sala de aula, na interação com ferramentas digitais concebidas especificamente para o efeito, estratégia pedagógica utilizada com o objetivo de otimizar o estilo de aprendizagem do aluno e melhorar a relação pedagógica entre quem aprende e quem ensina. Os resultados mostram com clareza que os alunos com PHDA beneficiam com a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TIC), aumenta a sua atenção e concentração e diminuem os comportamentos disruptivos.pt
dc.description.abstractThis work aims to understand a student attending 6th grade diagnosed with Hyperactivity Disorder Attention Deficit (HDAD) and promote a pedagogical response which minimizes the characteristics associated with it: hyperactivity, inattention and impulsivity. The student has difficulty maintaining engagement in activities and consequently exhibits behaviors that can lead to feelings of frustration for teachers and himself. To contextualize this subject we developed a reflection on HDAD and observed strategies that, according to the literature, may be set to use in the classroom. Considering that students with HDAD require dynamic and exciting activities we steered our study to observe the student in a classroom context, in interaction with digital tools designed specifically for this purpose, pedagogical strategy used in order to optimize student's learning style and improve the pedagogical relationship between who learns and who teaches. The results clearly show that students with HDAD benefit from use of information and communication technologies (ICT) to increase their attention and concentration and decrease disruptive behaviors.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectDÉFICE DE ATENÇÃOpt
dc.subjectHIPERATIVIDADE INFANTILpt
dc.subjectTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectESTUDOS DE CASOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectATTENTION DEFICITen
dc.subjectCHILD HYPERACTIVITYen
dc.subjectINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESen
dc.subjectATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.subjectCASE STUDIESen
dc.titleHiperatividade com Défice de Atençãopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
isabel_vaz.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.