Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/3270
Título: | A inclusão de crianças autistas no Pré-escolar atitudes dos educadores |
Autores: | Oliveira, Elsa Raquel Abreu Ferreira da Silva |
Orientadores: | Pereira, Rafael Silva, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO PRE-ESCOLAR EARLY YEARS EDUCATION |
Resumo: | Qualquer trabalho científico exige dedicação e perseverança. Porém, sem
tema ou objetivos pré-definidos, não podemos iniciá-lo e, muito menos, orientarmo-nos. Assim, e porque uma aula de Espectro do Autismo despertou curiosidade e
interesse em explorar esse mundo incógnito e, até então,desconhecido, optei por incidir o trabalho na temática, inclusão de crianças autistas no jardim-de-infância,
focando a atitude dos educadores.
Neste sentido, tendo em conta tudo o que envolve a patologia do autismo, senti uma necessidade de fazer uma pesquisa bibliográfica exaustiva, de forma, a que
todos os conhecimentos apreendidos contribuam para um maior esclarecimento, tanto para mim, enquanto Educadora de infância, como para todos aqueles que venham a
necessitar de saber mais sobre o Autismo.
Foi no sentido de esclarecer todas as dúvidas à cerca desta temática que
iniciei este projeto de investigação, tendo efetuado através de questionários, uma
pesquisa entre educadoras de infância sobre a forma como percecionam a inclusão de
crianças autistas no pré-escolar, no sentido de aprofundar e recolher informações
relativamente aos benefícios de uma intervenção precoce, às estratégias
metodológicas utilizadas e às dificuldades sentidas pelos educadores na inclusão destas crianças.
Os dados obtidos durante esta investigação permitiram compreender melhor
a patologia do autismo e ao mesmo tempo ter a noção da realidade da inclusão das
crianças autistas nos nossos Jardins de Infância. Any scientific work requires a dedicated and persistence attitude. The lack of subject and/or objective prevents the starting and any meaningful direction to work with. So, originated during a lesson about the subject, the curiosity on the theme rouse along with the interest on exploring a subject until then unknown to me, focusing more specifically, on nursery teachers approach within scenarios where the autistic child is included in a standard class. Considering the facts described previously and all the elements about the autism pathology itself, I felt the need to perform a detailed bibliographic research, in order to achieve a better understanding on the subject which I believe, will help me, as a nursery teacher and hopefully others, whenever faced with that particular unknown. In order to find answers about the theme, I started the project investigating via a questionnaire (distributed to nursery teachers), aiming the understanding about their perception regarding benefits on early intervention, methods and strategies used and adversities faced by including autistic children within regular groups. The data collected through this investigation allowed a better understanding on the pathology of autism while simultaneously, to perceive the real scenario when including autistic children on our nursing schools/pre-schools. |
Descrição: | Orientação: Rafael Silva Pereira |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/3270 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elsa Oliveira_A inclusão de crianças autistas no pré-escolar. Atitudes dos educadores.pdf | 990.34 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.