Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/3293
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Luís de, orient.
dc.contributor.authorFerreira, Maria Manuela
dc.date.accessioned2013-04-08T18:12:36Z
dc.date.available2013-04-08T18:12:36Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/3293
dc.descriptionOrientação: Luís de Sousapt
dc.description.abstractEste estudo centra-se em aprofundar o conhecimento sobre a Perturbação de hiperactividade com défice de atenção na infância, os problemas associados e a pertinência da intervenção em contexto de sala de aula. Sabe-se que a PHDA afecta um elevado número de crianças e jovens condicionando o seu rendimento escolar e colocando as instituições escolares, os professores e os pais em constante desafio. Problemática qualificada por impulsividade, hiperactividade, e falta de atenção. Neste contexto, é expectável que a escola dinamize acções que permitam uma igualdade de oportunidades, um ensino de qualidade, de transmissão de saberes e desenvolvimento de competências individualizadas, implementando estratégias educativas e pedagógicas centradas na diversidade dos alunos a fim de impulsionar o sucesso escolar. Assim, este trabalho pretende averiguar qual o conhecimento dos professores, do 1º e 2º. Ciclo sobre a PHDA e que práticas educativas empregam. A metodologia utilizada á recolha de dados através de inquérito por questionário. Os resultados demonstram que grande parte dos professores têm conhecimento sobre PHDA, alguns dos quais já tiveram alunos com esta problemática e consideram importante ter formação especializada, dado ser difícil de gerir. Em geral os professores julgam que a PHDA não desaparece e as escolas ainda têm falta de recursos no acompanhamento. No entanto, de uma forma geral os professores consideram importante ter estratégias para aperfeiçoar o desempenho escolar.pt
dc.description.abstractThis study focuses on deepening our knowledge of attention deficit hyperactivity disorder in childhood, problems associated with the intervention and its relevance in the context of the classroom. Nowadays, it is known that ADHD affects a large number of children and young people reducing their school performance and placing the schools, teachers and parents in a constant challenge. This kind of problematic is generally qualified by impulsiveness, hyperactivity and inattention. In this context, it’s expected that the school will foster actions that allow equal opportunities, quality education, transmission of knowledge and individual skills and also implementing training and educational strategies focused on the student in order to boost school success. This study seeks to establish what are the necessary knowledge of elementary and middle school teachers and which educational practices should be employed. The used methodology will collect data through a questionnaire survey. The results show that most teachers have knowledge about ADHD and that some have had students with this disorder, considering important to have specialized training since it’s an extremely hard problem to manage. In general, teachers believe that ADHD does not disappear and schools still lack the resources to monitor students who present this disorder. However, most teachers consider important to have certain strategies so that they can improve the school performance of these students.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectHIPERATIVIDADEpt
dc.subjectDÉFICE DE ATENÇÃOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectHYPERACTIVITYen
dc.subjectATTENTION DEFICITen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.titleEstratégias de Intervenção devem ter os docentes para a Inclusão de Alunos com Perturbação Hiperactividade e Défice de Atençãopt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PHDA.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.