Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/4015
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMateus, Nuno, orient.
dc.contributor.authorSalvado, Marta Andreia Silva de Ascensão
dc.date.accessioned2013-10-04T14:52:31Z
dc.date.available2013-10-04T14:52:31Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/4015
dc.descriptionOrientação: Nuno Mateuspt
dc.description.abstractEste estudo enquadra-se numa avaliação da importância da relação escola/família no processo de inclusão de crianças com Paralisia Cerebral em contexto de Creche. Além dos profissionais especializados contribuírem para o desenvolvimento de crianças com Paralisia Cerebral, a família assume um papel fulcral. A intervenção da família é assim essencial no processo de desenvolvimento/inclusão destas crianças ao longo da vida. Nesse sentido, destacamos como objetivos primordiais: identificar o envolvimento da família e as dinâmicas relacionais com vista ao desenvolvimento pessoal e social da criança, aferir as relações interpessoais dos técnicos e professores que lidam com a inclusão de crianças com PC, perceber a perspetiva que os terapeutas têm acerca da inclusão de crianças com PC, conhecer as conceções dos educadores/professores sobre inclusão, saber como a PC é integrada em Creche, identificar a ação dos pais e da escola na inclusão de uma criança com PC e identificar a articulação do educador/professor com os pais e vice-versa. Para a realização deste estudo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa – estudo de caso. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos intervenientes no processo de desenvolvimento da criança (pais, educadores/professores, terapeutas) para recolher dados. A informação obtida foi apurada mediante análise de conteúdo dessas mesmas entrevistas.pt
dc.description.abstractThis study was based on an assessment of the relative importance of school / family in the process of inclusion of children with Cerebral Palsy in context Creche. Besides professionals contribute to the development of children with Cerebral Palsy, the family plays a pivotal role. A family intervention is therefore essential in the development / inclusion of these children throughout their lives. In this sense, we highlight as primary objectives: to identify the involvement of family and relational dynamics with a view to personal and social development of the child, assess the interpersonal relationships of technicians and teachers who deal with the inclusion of children with CP, realize the perspective that therapists have about the inclusion of children with CP, meet the conceptions of educators / teachers about inclusion, how the PC is integrated Creche, identify the action of parents and school in the inclusion of a child with CP and identify joint educator / teacher with parents and vice versa. For this study, we chose to use a qualitative methodology - case study. Semi-structured interviews were conducted with stakeholders in the development process of the child (parents, educators / teachers, therapists) to collect data. The information obtained was determined by content analysis of those interviews.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt
dc.subjectPARALISIA CEREBRALpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONen
dc.subjectCEREBRAL PALSYen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectRELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIApt
dc.subjectSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPen
dc.titleImportância da relação Escola/Família no processo de inclusão de crianças com paralisa cerebral em crechept
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marta Salvado.pdf4.13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.