Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/4027
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Suely Aparecida Galli, orient.
dc.contributor.authorRocha, Viviane da
dc.date.accessioned2013-10-08T14:04:39Z
dc.date.available2013-10-08T14:04:39Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/4027
dc.descriptionOrientação: Suely Aparecida Galli Soares ; co-orientação: Ana Paula Silvapt
dc.description.abstract“Formação e Leitura: o Professor, sua Prática e a Inclusão Social” aborda a problemática do fazer pedagógico para formar leitores ‘competentes’ favorecendo a inclusão social e a formação de cidadãos críticos. Pesquisa de natureza qualitativa, mas que não descarta dados quantitativos adota como fundamento metodológico a abordagem qualitativa de pesquisa, num recorte para estudo de caso. Objetiva conhecer e traçar um perfil da formação dos professores atuantes no Ensino Fundamental I, da rede de ensino público municipal de Cotia – São Paulo, identificar as concepções do professor a respeito deste ensino e aprendizagem, compreender e apresentar a relação dos professores e alunos em torno desta prática e sua qualidade social. As considerações a respeito da importância da leitura, as práticas pedagógicas e atuação do professor como incentivador e disseminador do hábito de ler e a formação necessária para que sejam comprometidos com o desenvolvimento desta prática social, constituem os questionamentos que norteiam esta pesquisa. Dentre os resultados, constata que o universo de significações trazido pelos professores recaem sobre a prática docente; são os seus hábitos e crença na leitura, como fator de inclusão social sua e de seus alunos que determinam o seu fazer pedagógico. Essa pesquisa tem o potencial de contribuir para reflexões dos projetos pedagógicos e suas equipes escolares, visando elevar a qualidade social da educação de um modo geral.pt
dc.description.abstract“Education and Reading: the Teacher, his Practice and Social Inclusion” investigates the issue of the pedagogical practice to educate “proficient” readers contributing to social inclusion and critical citizens generation. The study is a qualitative research, which does not discard quantitative data, adopts as a methodological ground the qualitative research approach, in a snippet for a case study. It has as an objective to know and trace a profile on the training of teachers who are acting at Elementary School from the public municipal education system in Cotia – São Paulo; identify the teachers conceptions regarding this teaching and learning; understand and present the relationship between teachers and students around this practice and its social quality. Considerations regarding the importance of reading, pedagogical practices and teachers’ acting as motivator and disseminator of the habit of reading and the education required so that they can be engaged with the development of this social practice, compose the questioning which guides this research. Among the results, it finds that the universe of meanings brought by the teachers “falls” on teachers practice; they are their habits and beliefs in reading, as a factor of their own and their students social inclusion, which determine their pedagogical acting. This research has the potential of contributing for the pedagogical projects reflections and their school teams, aiming at increading the social quality of education in a general way.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpt
dc.subjectHÁBITOS DE LEITURApt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectTEACHERS EDUCATIONen
dc.subjectSOCIAL INCLUSIONen
dc.subjectREADING HABITSen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESpt
dc.titleFormação e leitura : o professor, sua prática e a inclusão socialpt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Viviane.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.