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http://hdl.handle.net/10437.1/5533
Título: | Uma formação de professores para a promoção das aprendizagens dos alunos institucionalizados integrados no ensino regular |
Autores: | Chaves, Manuela Maria Teixeira Delgado |
Orientadores: | Antunes, Roque Rodrigues, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO DOCENTES DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EDUCATION TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT CHILDREN INSTITUTIONALIZED INSTITUTIONALIZED YOUNG PEOPLE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES |
Resumo: | A institucionalização de crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais
inseridos no ensino regular tem sido uma problemática discutida ao longo dos tempos, umas
vezes com maior outras com menor ênfase. Atualmente continua a ser uma questão
debatida nas escolas, no sentido de conseguir proporcionar um ensino de qualidade para
todos os alunos, mesmo os que apresentam particularidades distintas, alcançando assim
uma Escola Inclusiva, uma Escola para Todos.
A presente investigação pretende responder à questão: Como formar professores
para a promoção das aprendizagens das crianças/jovens institucionalizados que
venham a integrar o ensino regular? Neste sentido, para encontrar resposta à questão, foi
concebida uma oficina de formação, que pretende promover o trabalho interpares dos
professores do 1.º ciclo do Agrupamento a que pertencemos, que propicie o
desenvolvimento profissional dos docentes participantes transformando a sua prática
quotidiana. O professor não pode viver isolado. Vive inserido num determinado contexto que
é muito útil para o seu desenvolvimento profissional. Nas ações a desenvolver durante esta
oficina de formação estão incluídas apresentação partilhada das conceções que os
professores têm acerca da institucionalização. Cada docente exporá as suas problemáticas.
Formar-se-ão grupos de formação e de acordo com essas problemáticas, dando-se primazia
ao trabalho em grupo. Far-se-ão recolhas de sugestões/experiências vividas com esses
alunos para se poder ter em consideração as tarefas a desenvolver. Propõe-se a construção
de materiais/instrumentos (grelhas, portefólios, powerpoints, prezis, uso dos recursos da
escola virtual e jogos educativos). Realizar-se-á ainda planificação conjunta, fóruns de
discussão, painéis sobre trabalho colaborativo, observação de aulas interpares, exploração
de tarefas de investigação, análise dos programas de acordo com as metas de
aprendizagem, partilha de experiências e reflexão conjunta.
Desta forma, há grandes expectativas na envolvência dos professores neste projeto
de tal modo que todos consigam rever e reformular as suas próprias práticas letivas, levá-las
à discussão entre colegas, resolvendo problemas conjuntamente. The institutionalization of children / teenagers with Special Educational Needs placed in regular education has been a problem discussed over time, sometimes with more others with less success. Currently it remains an issue discussed in order to provide a quality education for all students, even for those with different characteristics, thus achieving an Inclusive School, a School for All. This research aims to answer the question: How do we train teachers to promote the learning of institutionalized children / teenagers that will join the regular education? In order to find an answer to this question, it was designed a training workshop, which intends a peer work among primary teachers belonging to the same group of schools, providing their professional development and changing their daily practice. A teacher can not live isolated as he/she lives inserted in a particular context which can be very useful for his/her professional development. The actions to be undertaken during this training workshop will include a shared presentation of conceptions that teachers have about the institutionalization. Each teacher will expose his/her problems. Training groups will be formed according to these problems, giving primacy to group work. Suggestions / experiences with these students will be collected and taken into account to set up the developing tasks. The construction of materials / tools (grids, portfolios, powerpoints, prezis, use of resources of the virtual school and educational games) will be suggested. Besides, a common planning, discussion forums, panels on cooperative work, peer classroom observation, exploration of research tasks, curricula analysis according to the learning targets, sharing of experiences and common reflection will take place. Thus, there are high expectations on teachers’ involvement in this project so that all can revise and reformulate their own teaching practices, discuss them with colleagues, solving problems together. |
Descrição: | Orientação: Roque Rodrigues Antunes |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/5533 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
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TrabalhoProjetoVersaoFinal_ManuelaChaves.pdf | Dissertação de Mestrado | 562.11 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
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