Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/5884
Título: A indisciplina nos cursos de educação e formação e a formação de professores
Autores: Gonçalves, Célia Magda Berenguer
Orientadores: Antunes, Roque Rodrigues, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
INDISCIPLINA ESCOLAR
SCHOOL INDISCIPLINE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEACHERS EDUCATION
CURSOS DE FORMAÇÃO
TRAINING COURSES
EDUCAÇÃO
EDUCATION
Resumo: O alargamento da escolaridade obrigatória e a necessidade de oferecer novas e diferenciadas oportunidades de formação aos jovens que se encontram em risco de exclusão escolar e social levou à implementação dos Cursos de Educação e Formação, no sentido de promover a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho e na vida ativa. O contacto com este público estudantil tão heterogéneo, com percursos escolares tão irregulares, revelando problemas graves de indisciplina, dentro e fora da sala de aula, leva-nos a refletir acerca da falta de preparação que os professores têm para lidar com comportamentos disruptivos e violentos, por parte de jovens para quem a escola deixou de fazer sentido há muitas repetências atrás, impedindo que a aprendizagem aconteça e provocando um grande desgaste emocional nos professores que lecionam estes cursos em particular. Assim sendo, perante a falta de formação contínua, especificamente orientada para a problemática da indisciplina, nos Cursos de Educação e Formação, colocámos uma questão de investigação fundamental - Que formação devemos proporcionar aos professores para lidar com a indisciplina nos cursos CEF? - que tentamos responder com a apresentação um projeto de formação, que terá como foco central o problema da indisciplina e a análise deste novo perfil de aluno que obriga à existência de respostas diferenciadas. Pretende-se, igualmente, através de atividades práticas e de hétero e autorreflexão, o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais nos professores, identificando fatores intrínsecos e extrínsecos que possam condicionar a relação pedagógica, entre professor e aluno, no sentido de encontrar respostas para prevenir e/ou remediar os problemas de indisciplina com que o professor lida diariamente. A pertinência e a necessidade deste trabalho de projeto, que deverá ser concretizado com a implementação de uma oficina de formação, nasce também da reflexão acerca das minhas práticas letivas, baseado essencialmente em muito trabalho empírico, por um lado, enquanto professora de CEF e, por outro, com base em inquéritos realizados a alunos que frequentam os CEF e aos seus professores, cujos resultados remetem para a ausência de competências relacionais e pessoais, que acabam por obstaculizar a relação pedagógica e por minar, ainda mais, um relacionamento que se quer empático e potenciador de um clima em que o ensino e a aprendizagem aconteçam.
The broadening compulsory learning and the need to offer new and wider range formation opportunities to youngsters who find themselves at risk of social and learning outcast led to the implement of Formation and Education Courses, aka, FEC, aiming to promote career certification and the entry in a job market as well as in an active life, so to say. The contact with this wide-range student audience, with so many school irregular records, serious disciplinary issues, (in and out of the classroom context) made us embrace a thinking over the lack of preparation that teachers have to face themselves to deal with such disruptive and violent behaviors, by some youngsters to whom school lost its significance many flunking ages ago, hence stopping them from learning and causing such a big emotional weariness among teachers who lecture these specific kind of courses. Thus being, faced with the lack of continuous formation, specifically guided to the indiscipline issue in the Formation and Education Courses, we’ve put a key investigational question – What sort of formation should we provide teachers to deal with the indiscipline in the FEC courses? – which we tried to answer with the presentation of a formation project focused on the indiscipline and the analysis of this new student profile which forces the existence of differentiated answers. It is also our goal, throughout a battery of practical, individual and hetero-evaluation activities, to achieve the development of personal and professional competences in teachers grounds, identifying inner and outer facts which may limit the learning teacher/student relationship, centered in the finding of some answers to prevent and/or fix the disciplinary issues that the teacher deals with daily. The pertinence and the need of this project work, which shall be fulfilled with the implement of a formation workshop, comes also from the pondering over my school practices, mainly based on a lot of empirical work on one hand, as a FEC teacher, and relied on quizzes made on students and teachers who live daily in this FEC learning environment, on the other, whose results show us the void of personal and relationship competences, which by their turn undermine the learning relationship and, even more serious than that, a pre-assumed empathically and potentiating relationship where learning and its teaching coexist in perfect harmony, thus happening in a classroom environment within its regular course.
Descrição: Orientação: Roque R. Antunes
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/5884
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Celia_Goncalves_TrabalhoProjeto_2014.pdf801.67 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.