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http://hdl.handle.net/10437.1/6024
Título: | Inovação na gestão da educação superior: um estudo sobre o núcleo docente estruturante |
Autores: | Filho, Raimundo Nonato Serra Campos |
Orientadores: | Reinaldo, Telma Bonifácio dos Santos, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ENSINO SUPERIOR BRASIL GESTÃO ESCOLAR AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INOVAÇÃO EDUCATION HIGHER EDUCATION BRAZIL EDUCATIONAL MANAGEMENT INNOVATION |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a gestão da educação superior no Brasil através do
Núcleo Docente Estruturante - NDE, cujo objetivo principal foi analisar a atuação desse
Núcleo como gestor pedagógico nesse nível de ensino. A criação do NDE ocorreu no âmbito
das políticas educacionais referentes à avaliação no ensino superior. Buscou-se identificar as
concepções dos membros do NDE acerca do papel desse instrumento de gestão nos cursos de
graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil; conhecer as condições logísticas
para a atuação do Núcleo; verificar a aproximação ‘versus’ distanciamento entre o proposto
nas normas legais e a efetiva atuação do NDE e avaliar se a implementação desse Núcleo
promove inovação na educação superior. A investigação se caracterizou como uma pesquisa
quantitativa e qualitativa, cujo estudo empírico foi realizado em treze cursos de instituições de
ensino superior brasileiras, públicas e privadas. O procedimento metodológico da
investigação consistiu na aplicação de questionários dirigidos aos docentes membros do NDE
dos cursos de graduação que compuseram a amostra. A análise de conteúdo dos dados
resultantes desse instrumento revelou que a maioria dos docentes compreende o NDE como
um órgão de elaboração e consolidação dos projetos político-pedagógicos dos cursos e como
instrumento de inovação, por proporem intervenções de melhorias na qualidade do ensino. A
maioria dos problemas para a atuação do NDE nas instituições, de acordo com os professores,
refere-se à indisponibilidade de horário para as atividades do Núcleo. Verificou-se, também, o
distanciamento entre o prescrito nas normas legais, que instituíram o Núcleo e a sua efetiva
atuação, e destaca-se que somente 3,85% dos sujeitos revelaram que o NDE dos seus cursos
cumpre as finalidades previstas na legislação que o criou. Este estudo representou um esforço
de compreender a atuação do NDE como um instrumento inovador de gestão com
potencialidades para promover a qualidade dos serviços educacionais oferecidos pelas
instituições brasileiras de educação superior. structuring teaching core - NDE, whose main objective was to analyze the performance of this teaching core while managing this level of education. The creation of the NDE occurred in the context of educational policies related to assessment in higher education. We tried to identify the views of members of the NDE on the role of this management tool in undergraduate courses of higher education institutions in Brazil; to know the logistics for the performance of the core; to verify the approach 'versus' distance between the proposed legal norms and the activeness of the NDE and to evaluate whether the implementation of this core promotes innovation in higher education. The research has been characterized as a quantitative and qualitative research, whose empirical study was conducted in thirteen courses in Brazilian , public and private higher education institutions. The methodological approach of the research was directed questionnaires to NDE faculty members of undergraduate courses in the sample. Content analysis of the resulting data of this instrument revealed that most teachers understand the NDE as an organ of preparation and consolidation of political-pedagogical projects of courses and as a tool for innovation by proposing interventions for improvements in teaching quality. Most problems for the role of NDE in institutions, according to teachers, refer to the unavailability of time for core activities. It was also the gap between the requirements of the legal rules that established the core and its activeness, it is emphasized that only 3.85% of the subjects revealed that the NDE of their courses meet the purposes set forth in the legislation that created them. This study represents an effort to understand the role of NDE as an innovative management tool with the potential to improve the quality of educational services offered by Brazilian institutions of higher education. |
Descrição: | Orientação: Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/6024 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Administração Escolar |
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