Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/6026
Título: | O jogo didático e a formação de professores de eletrotecnia/eletrónica |
Autores: | Costa, José Feliciano Félix da |
Orientadores: | Antunes, Roque Rodrigues, orient. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES FORMAÇÃO DE PROFESSORES RECURSOS EDUCATIVOS JOGOS DIDÁTICA JOGOS LÚDICOS ELETROTECNIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EDUCATION TEACHERS EDUCATION EDUCATIONAL RESOURCES GAMES DIDACTICS RECREATIONAL GAMES ELECTRICAL ENGINEERING VOCATIONAL TRAINING |
Resumo: | Na procura de proporcionar uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem
dos professores de eletrotecnia/eletrónica, diversificando os recursos e inovando a sua
prática, partimos da seguinte questão inicial: Que formação fornecer aos professores de
eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o jogo, nas suas disciplinas, de forma
didática?
A resposta, que encontramos, após verificarmos a necessidade de formação
contínua neste âmbito, foi propor uma oficina de formação, que procurasse responder ao
seguinte objetivo: Formar professores de eletrotecnia/eletrónica, no sentido de utilizarem o
jogo, nas suas disciplinas, de forma didática.
Assim começamos por fundamentar este projeto, com a teoria de autores e
pedagogos que estudaram o lúdico/Jogo didático e as repercussões positivas no processo
de ensino aprendizagem. Entendendo a didática como a arte de ensinar com método os
princípios de uma ciência ou as regras e preceitos de uma arte, revisamos alguns conceitos
e fazemos algumas reflexões que ajudam a enquadrar esta ferramenta didática. Abordamos
ainda aspetos legislativos, relativos à formação profissional docente, e o seu
enquadramento no âmbito da área técnica de eletrotecnia/eletrónica. electrical engineering / electronics process, innovating and diversifying the resources your practice, we start with the following initial question: What training provide teachers of electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, in a didactic way? The answer, we found, after we check the need for further training in this area, was to propose a training workshop, which sought to answer the following goal: To train teachers in electrical engineering / electronics, to use the game in their disciplines, so didactic. So we begin by substantiating this project, with the theory of authors and educators who have studied the recreational / educational game and the positive impact on teaching learning process. Understanding teaching as the art of teaching method with the principles of a science or the rules and precepts of an art, we review some concepts and some thoughts that help frame this teaching tool. Further legislative approach, relating to teacher training aspects, and provided within the technical area of electrical engineering / electronics. |
Descrição: | Orientação: Roque Rodrigues Antunes |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/6026 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FelixCosta_VersaoFinal_30_04_2014.pdf | Dissertação de Mestrado | 664.61 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.