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http://hdl.handle.net/10437.1/6848
Título: | O impacto da supervisão colaborativa e da reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores |
Autores: | Tching, Maria Dalila Oliveira |
Orientadores: | Santos, Nilza Henriques dos, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO CONTÍNUA PEDAGOGICAL SUPERVISION PROFESSIONAL DEVELOPMENT CONTINUING EDUCATION EDUCAÇÃO EDUCATION |
Resumo: | A organização pedagógica da formação contínua, no contexto atual, potencia a
transmissão dos conhecimentos, desvalorizando os saberes experienciais dos professores.
Tem-se traduzido na ineficácia da transformação dos professores e das suas práticas e, por
conseguinte, tem contribuído muito pouco para a melhoria da qualidade do ensino e da
organização escola.
Partindo do pressuposto de que a qualidade das atividades educativas da escola está
cada vez mais dependente da qualidade das autorregulações internas e que a formação
contínua de professores deve centrar-se, preferencialmente, nas suas práticas profissionais,
para que desempenho profissional seja mais eficaz, formulámos a seguinte questão de partida:
como pode a supervisão na formação contínua promover a transformação das práticas
docentes?
Entendendo a escola reflexiva como uma organização que envolve todos os seus
membros na resolução dos problemas e na tomada de decisões, a supervisão, no âmbito da
formação contínua, ajuda os professores a adotarem objetivos comuns e a desenvolverem-se
profissionalmente através da assunção de uma atitude de investigação ação formação.
Este estudo centrou-se no paradigma de investigação qualitativa – interpretativa
(análise descritiva) e numa investigação quantitativa uma vez que, recorrendo à análise de
conteúdo, agrupámos significações e determinámos a frequência das unidades de contexto.
Os resultados permitem-nos identificar o impacto da supervisão colaborativa e da
reflexão sobre a práxis na formação e no desenvolvimento profissional dos professores
através de indicadores como promove a formação de professores reflexivos (frequência 60) e
motiva os professores para a inovação e a mudança (frequência 58), dados quantitativos que
asseguram a fiabilidade das afirmações.
A supervisão na formação dos professores traduz-se numa aprendizagem
experiencial e no desenvolvimento individual e coletivo, refletindo-se num melhor
desempenho dos professores. Current pedagogical practices of the continuing training of school teachers highlight the transmission of knowledge, underestimating the importance of the teaching experience. So school teachers are not changing their practices and as a result there has been no improvement in the quality of teaching and in the school itself as an organization. Assuming that the standard of the educational activities of the school depends on the standard of its internal regulations and that the continuing training of teachers should be focused on their practices (in order to make their professional performance more effective) the following question was posed: How can supervision in the continuing training change the teachers’ practices? Taking the reflective school as an organization that involves all its members in resolving its issues and in the decision-making process, supervision, in continuing training, should lead school teachers to share their goals with their peers. Besides sharing goals, if teachers adopt an attitude of investigation in terms of action-training, their professional development will occur. This study is based on a paradigm of qualitative-interpretative research (descriptive analysis) and on a quantitative research. Using the content analysis, we’ve grouped meanings and determined the rate of context units. The results allowed us to identify both the impact of the collaborative supervision and of school teachers’ reflection on their practices and, on the other hand, on their professional development, through indicators such as: it promotes the continuing training of reflective teachers (rate 60); it motivates teachers to innovate and takes them to change their practices (rate 58). In short, it rises the standard of school teachers’ performance. Supervision in the training of school teachers can be regarded as an experiential learning and as a professional development of the teachers themselves and of their peers, rising the standard of their performance. |
Descrição: | Orientação: Nilza Henriques |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/6848 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
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Trabalho_Projeto_MARIA DALILA OLIVEIRA TCHING.pdf | Dissertação de Mestrado | 919.44 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
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