Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/7178
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Lopes da, orient.
dc.contributor.authorBarbosa, Yesica Karina Bettencourt Correia
dc.date.accessioned2016-08-24T13:13:08Z
dc.date.available2016-08-24T13:13:08Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/7178
dc.descriptionOrientação: Ana Paula Silvapt
dc.description.abstractO ensino das ciências experimentais é fundamental para que os alunos adquiram conhecimentos científicos, competências, atitudes e valores imprescindíveis para a sociedade atual, que sabemos poder influenciar o modo como os seres humanos pensam e agem. Apesar de sucessivas reformas, o ensino das Ciências Físico-Químicas realizado nas escolas persiste em não concretizar os pressupostos formulados nos currículos oficiais. Um dos fatores que contribui para essa situação tem a ver com a desmotivação da classe docente para lecionar determinados conteúdos científicos e o nível de competências para planificar aulas mais inovadoras. Sabe-se que atualmente os docentes se limitam a cumprir os programas, apostando mais na componente teórica em detrimento da componente laboratorial. O presente trabalho aspira dar resposta à questão: Como ajudar os professores a realizar atividades experimentais nas aulas de Ciências Físico-Químicas? Para elaborar o presente projeto a investigadora baseou-se na sua experiência profissional e, consciente da necessidade de ajudar os colegas de trabalho a implementar atividades experimentais nas suas aulas, apresenta uma proposta de oficina de formação que tem como fundamento a formação de interpares e a autoformação. Pretende-se alcançar esse objetivo através das experiências dos intervenientes, baseadas na reflexão sobre as suas práticas, partindo do trabalho de equipa e da partilha coletiva.pt
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsclosedAccess
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectENSINO DA FÍSICApt
dc.subjectPHYSICS EDUCATIONen
dc.subjectENSINO DA QUÍMICApt
dc.subjectCHEMISTRY EDUCATIONen
dc.subjectDESENVOLVIMENTO PROFISSIONALpt
dc.subjectPROFESSIONAL DEVELOPMENTen
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt
dc.subjectVOCATIONAL TRAININGen
dc.titleAtividades experimentais de Ciências Físico-químicas no 3º ciclo : estratégias formativaspt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201451220
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario02.pdf53.96 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.