Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/7178
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Paula Lopes da, orient. | |
dc.contributor.author | Barbosa, Yesica Karina Bettencourt Correia | |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T13:13:08Z | |
dc.date.available | 2016-08-24T13:13:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/7178 | |
dc.description | Orientação: Ana Paula Silva | pt |
dc.description.abstract | O ensino das ciências experimentais é fundamental para que os alunos adquiram conhecimentos científicos, competências, atitudes e valores imprescindíveis para a sociedade atual, que sabemos poder influenciar o modo como os seres humanos pensam e agem. Apesar de sucessivas reformas, o ensino das Ciências Físico-Químicas realizado nas escolas persiste em não concretizar os pressupostos formulados nos currículos oficiais. Um dos fatores que contribui para essa situação tem a ver com a desmotivação da classe docente para lecionar determinados conteúdos científicos e o nível de competências para planificar aulas mais inovadoras. Sabe-se que atualmente os docentes se limitam a cumprir os programas, apostando mais na componente teórica em detrimento da componente laboratorial. O presente trabalho aspira dar resposta à questão: Como ajudar os professores a realizar atividades experimentais nas aulas de Ciências Físico-Químicas? Para elaborar o presente projeto a investigadora baseou-se na sua experiência profissional e, consciente da necessidade de ajudar os colegas de trabalho a implementar atividades experimentais nas suas aulas, apresenta uma proposta de oficina de formação que tem como fundamento a formação de interpares e a autoformação. Pretende-se alcançar esse objetivo através das experiências dos intervenientes, baseadas na reflexão sobre as suas práticas, partindo do trabalho de equipa e da partilha coletiva. | pt |
dc.format | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | closedAccess | |
dc.subject | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES | pt |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | EDUCATION | en |
dc.subject | ENSINO DA FÍSICA | pt |
dc.subject | PHYSICS EDUCATION | en |
dc.subject | ENSINO DA QUÍMICA | pt |
dc.subject | CHEMISTRY EDUCATION | en |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | pt |
dc.subject | PROFESSIONAL DEVELOPMENT | en |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | pt |
dc.subject | VOCATIONAL TRAINING | en |
dc.title | Atividades experimentais de Ciências Físico-químicas no 3º ciclo : estratégias formativas | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.identifier.tid | 201451220 | |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario02.pdf | 53.96 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.