Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/7182
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Ricardo Figueiredo, orient. | |
dc.contributor.author | Rodriges, Márcia Macedo | |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T10:28:33Z | |
dc.date.available | 2016-08-25T10:28:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10437.1/7182 | |
dc.description | Orientação: Ricardo Figueiredo Pinto ; co-orientação: Ana Paula Silva | pt |
dc.description.abstract | Este estudo busca levar a termo uma pesquisa que apresenta como ponto de partida o conjunto de saberes e práticas que foram se consolidando ao longo da história de formação acadêmica e de atuação na formação continuada de professores. O objetivo geral desta dissertação é explanar como a formação de competências didático-pedagógicas determina a prática de alunos do ensino superior, na área da educação. Os objetivos específicos consistem em identificar os saberes teórico-disciplinares referentes ao processo de construção da história identitária individual; conhecer os saberes relacionados ao percurso profissional e construídos no contexto da prática de formação; e apresentar literaturas que ressaltam a necessidade de formação continuada para o professor. Como procedimento metodológico foi apresentado aos sujeitos da pesquisa, os alunos-professores, um questionário com oito perguntas mistas, com a finalidade de possibilitar a estes o diálogo constante entre os saberes advindos das disciplinas constitutivas do currículo acadêmico e aqueles saberes advindos de suas experiências docentes. As percepções sobre os desafios da formação docente que surgiram a partir dessa experiência foram pouco a pouco sistematizadas como um objeto possível de investigação, com base no estudo de três saberes: os saberes teórico-disciplinares referentes aos processos de construção da história individual; os saberes relacionados ao percurso profissional e de formação do professor-formador; e os saberes construídos no contexto da prática de formação. Em considerações finais, destaca-se que muitos professores, conforme resultado da pesquisa aplicada na Faculdade Integrada Ipiranga, com alunos de Pedagogia precisam ser reconquistados para a reflexão, no seio de uma realidade complexa, dinâmica e eivada de incertezas. | pt |
dc.description.abstract | This study aims to carry out a study presenting as a starting point the set of knowledge and practices that were consolidated throughout the history of academic training and performance in the continuing education of teachers. The overall objective of this dissertation is to explain how the formation of didactic and pedagogical skills determines the practice of higher education students in the area of education. The specific objectives are to identify the theoretical and disciplinary knowledge regarding the process of construction of individual identity story, about the knowledge related to the professional path and constructed in the context of practical training, and provide literature that highlight the need for continuing education for teacher. As a methodological procedure was submitted to research subjects, students-teachers, a questionnaire with six questions mixed with the purpose of enabling these constant dialogue between knowledges that come from the constituent disciplines of the academic curriculum and those knowledges that come from their teaching experiences. Perceptions about the challenges of teacher education that emerged from this experience were gradually systematized as a possible object of investigation, based on the study of three knowledge: theoretical and disciplinary knowledge regarding the procedures for construction of individual history, the knowledge related to career and training teacher-trainer, and constructed knowledge in the context of practical training. In concluding remarks, it is highlighted that many teachers as a result of applied in Integrada Ipiranga, Pedagogy students with research must be reconquered for reflection, within a reality, complex, dynamic and fraught with uncertainties. | en |
dc.format | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | closedAccess | |
dc.subject | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES | pt |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt |
dc.subject | FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt |
dc.subject | FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS | pt |
dc.subject | PROFESSORES | pt |
dc.subject | CURRÍCULOS ESCOLARES | pt |
dc.subject | EDUCATION | en |
dc.subject | TEACHERS EDUCATION | en |
dc.subject | SKILLS TRAINING | en |
dc.subject | TEACHERS | en |
dc.subject | SCHOOL CURRICULA | en |
dc.title | Formação de competências didático-pedagógicas como determinantes na prática de alunos do curso de pedagogia: formações, currículos e identidades | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
dc.identifier.tid | 201483513 | |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario.pdf | 12.34 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.