Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/7183
Título: | Práticas reflexivas do professor: uma ideia ou uma realidade? |
Autores: | Roca, Sandra Cristina Assunção |
Orientadores: | Antunes, Roque Rodrigues, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROFESSORES ESCOLAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES TEACHERS SCHOOLS EDUCATIONAL PRACTICES |
Resumo: | A atividade docente ao recorrer a diversificadas práticas didáctico-pedagógicas requer,
como tal, devida preparação reflexiva, quer quanto à preparação, como a partir dos resultados
provenientes da sua utilização. Levadas a cabo por diferentes professores e em contextos
variados, a reflexão sobre as mesmas abrirá novas possibilidades de enriquecimento da sua
atividade e consequente melhoria dos resultados a atingir com os alunos.
Numa sociedade em constante mudança interessa perceber, pois, as práticas
pedagógicas e competências dos docentes, tendo em consideração a articulação do
conhecimento, experiências educativas e formação com os resultados da pesquisa e do
desenvolvimento teórico produzido através da prática reflexiva.
Tendo como tema de investigação as práticas reflexivas do professor, orientou-se a
investigação subordinada à questão de partida – qual a importância da reflexão na prática
pedagógica do professor? - bem como a outras mais específicas, relacionadas com o perfil e
funções do professor reflexivo no contexto sala de aula, trabalho desenvolvido, dificuldades
enfrentadas e problemática da formação necessária para as ultrapassar.
A partir do trabalho empírico, assente em instrumentos de investigação
metodológicos de natureza qualitativa e quantitativa, com dados obtidos através de entrevistas
e questionário dirigidos a devidas amostras, foi assim possível chegar-se a uma melhor
perceção sobre esta problemática, conforme inserto nas conclusões a que se chegou.
Os resultados deste estudo evidenciaram, com efeito, o papel e importância do
professor reflexivo em acompanhar as mudanças processadas na sociedade em geral e área
educativa em particular, com notória relevância para o reconhecimento da importância da
reflexão e necessidade de contínua atualização a ser proporcionada por específicas ações desta
temática e consequente adaptação das práticas pedagógicas a novas situações. Teaching activity to use diverse teaching and pedagogical practices requires, as such, reflective preparation, as preparation, as from the results obtained from their use. Carried out by different teachers in different contexts, reflection on themselves will open new possibilities of enriching their activity and consequent improvement of the results to be achieved with students. In a society constantly changing interests realize therefore pedagogical practices and skills of teachers, taking into account the articulation of knowledge, educational experiences and training with the results of research and theoretical development produced through reflective practice. With the theme Research the reflective teacher practices, oriented to the subject matter of starting research - what is the importance of reflection in teacher's pedagogic practice? - As well as more specific, related to the profile and functions of the reflective teacher in the context of classroom work, difficulties and problems of training needed to overcome them. From the empirical work, based on methodological research tools for qualitative and quantitative nature, with data obtained through interviews and questionnaire directed to appropriate samples, was it possible to arrive at a better perception on this issue, as the insert in the conclusions was reached. The results of this study showed, in effect, the role and importance of reflective teacher to monitor changes processed in society in general and education in particular area, with striking relevance for the recognition of the importance of reflection and the need for continuous update to be provided by specific actions of this issue and consequent adaptation of teaching practices to new situations. |
Descrição: | Orientação: Roque Rodrigues Antunes |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/7183 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario.pdf | 12.34 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.