Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/7187
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rafael Silva, orient.
dc.contributor.authorSousa, Maria Clara Alves de
dc.date.accessioned2016-08-25T11:16:50Z
dc.date.available2016-08-25T11:16:50Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/7187
dc.descriptionOrientação: Rafael Pereirapt
dc.description.abstractAs escolas possuem um carácter heterogéneo a nível social, cultural, económico e religioso. A consequente descriminação e insensibilidade face às diferenças conduzem muitas vezes os alunos ao isolamento, a uma fraca autoestima e à exclusão, particularmente quando essas diferenças afetam a autonomia nas atividades do quotidiano. Considera-se que a linguagem, fator determinante no processo de socialização, é o meio pelo qual os indivíduos comunicam, interagem e adquirem normas, valores e comportamentos. Torna-se, assim, pertinente salientar a importância das estratégias pedagógicas dos docentes, nomeadamente as devotadas à interação e à aprendizagem cooperativa que desenvolvem no aluno um conjunto de aptidões e competências comunicativa e, por conseguinte, a autonomia, a socialização e a inclusão.pt
dc.description.abstractSchools have a heterogeneous nature social, cultural, economic and religious. The resulting face discrimination and insensitivity to differences often lead students to isolation, poor self-esteem and social exclusion, particularly when these differences affect autonomy in activities of daily life. It is considered that the language factor in the socialization process is the means by which individuals communicate, interact and acquire norms, values and behaviors. It is therefore pertinent to note the importance of the teaching strategies of teachers, particularly devoted to interaction and cooperative learning in which students develop a set of skills and communicative skills and therefore autonomy, socialization and inclusion.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsclosedAccess
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISpt
dc.subjectAUTONOMIA EDUCACIONALpt
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt
dc.subjectSOCIALIZAÇÃOpt
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectESTUDOS DE CASOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSen
dc.subjectEDUCATIONAL AUTONOMYen
dc.subjectCOMMUNICATIONen
dc.subjectSOCIALIZATIONen
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectCASE STUDIESen
dc.titleDificuldades psicomotoras e inclusão: estudo de casopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201274752
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf12.34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.