Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/7193
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Paula Lopes da, orient.
dc.contributor.authorRendeiro, Ana Raquel Marques dos Santos
dc.date.accessioned2016-08-26T12:45:09Z
dc.date.available2016-08-26T12:45:09Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/7193
dc.descriptionOrientação: Ana Paula Silvapt
dc.description.abstractNo atual sistema educativo, a Formação e a Certificação de Competências em Tecnologias da Informação e Comunicação são áreas que demandam por uma resposta urgente e eficaz, e que, importam satisfazer e incentivar. O presente estudo consolida-se assim na temática Os Professores, as Práticas e as TIC. A problemática do nosso estudo centra-se na falta de preparação técnica - Formação em TIC, e na escassez de habilidades – Competências em TIC, demonstradas pelos docentes, para a utilização e manipulação das inúmeras ferramentas TIC à disposição da prática docente. É com base nestas premissas, que consideramos de extrema importância, dotar todos os professores da escola da qual a investigadora faz parte, de competências em TIC, com vista a agilizar a prática docente, nomeadamente, ‘ações’ de pesquisa, seleção, recolha, transmissão e partilha de informação e conhecimentos. Pretendemos assim, desenvolver argumentos sólidos por forma a dar resposta à questão de partida “Que caminhos seguir para que as ferramentas TIC sejam facilitadoras das práticas docentes?”, apresentando um plano de formação em TIC que responde às necessidades de formação dos professores diagnosticadas no presente estudo.pt
dc.description.abstractIn the current educational system, Training and Certification of Competences in Information and Communication Technology are areas that urge an urgent and efficient response, and should be fulfilled and encouraged. This study addresses the issue “Teachers, Practices and ICT”. The core problem of our study is the lack of technical preparation – ICT Training, and the shortage of skills – ICT Competences revealed by teachers for the use and manipulation of countless ICT tools available for teaching practice. Based on these assumptions, we consider highly important to provide all teachers of this school with ICT competences, in order to streamline their practices, namely “actions” on research, selection, collection, transmission and share of information and knowledge. Thus, we intend to develop strong arguments to meet the initial question “What paths to follow so that ICT tools can be facilitators of teaching practices?” Therefore a training plan in ICT meeting the teachers’ training needs identified by the current study is also designed here in.en
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsclosedAccess
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectPROFESSORESpt
dc.subjectCOMPETÊNCIASpt
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt
dc.subjectTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOpt
dc.subjectERA DIGITALpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectTEACHERSen
dc.subjectSKILLSen
dc.subjectTEACHERS EDUCATIONen
dc.subjectINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESen
dc.subjectDIGITAL AGEen
dc.titleOs professores, as práticas e os recursos TICpt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid201277514
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf12.34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.