Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437.1/7500
Título: | Estratégias a utilizar na inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo no 2º ciclo |
Autores: | Vaz, Maria de Fátima Cabaça Casaca de Rocha |
Orientadores: | Cavaco, Nora, orient. |
Palavras-chave: | MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS AUTISMO AUTISM INCLUSÃO ESCOLAR SCHOOL INCLUSION |
Resumo: | O Autismo é classificado pelo DSM-IV-TR (Associação Psiquiátrica Americana APA, 2002), como um transtorno de desenvolvimento que se carateriza pelo desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação e pela presença de um reportório marcadamente restrito de atividades e interesses. A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é um distúrbio do desenvolvimento humano que se encontra em estudo há muitos anos mas, sobre o qual, existem muitas divergências e dúvidas, ainda não esclarecidas. É uma disfunção no desenvolvimento cerebral devido a alterações em algumas estruturas e funções cerebrais, de anatomia e química do cérebro, que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. A PEA está associada a várias patologias que agravam o quadro existente. As mais relevantes e que determinam, negativamente, o futuro nível de funcionalidade do sujeito. A educação inclusiva é um dos grandes desafios da educação, uma vez que impõe à escola a responsabilidade de não excluir, mas sim incluir e educar a diversidade, dos seus públicos, numa perspetiva de sucesso de todos e de cada um, independentemente da sua cor, raça, cultura, religião e deficiência. Uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que tem por finalidade adaptar a sua organização e funcionamento pedagógico à diversidade dos estilos de aprendizagem de todos os alunos Este estudo é baseado num aluno de 6º ano de escolaridade, com diagnóstico de PEA desde os 3 anos de idade e tem como objetivo analisar, sumariamente, o autismo e a inclusão, bem como encontrar estratégias a implementar para a inclusão de uma criança, com PEA, no 2º ciclo de uma escola de ensino regular. |
Descrição: | Orientação: Nora Cavaco |
URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/7500 |
Aparece nas colecções: | Biblioteca - Dissertações de Mestrado Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Temporario.pdf | 12.34 kB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.