Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/7520
Título: A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores
Autores: Santos, Paulo Jorge Lopes dos
Orientadores: Silva, Ana Paula Lopes da, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING
TEACHERS EDUCATION
PROFESSIONAL DEVELOPMENT
Resumo: A escola, como instituição social por excelência, com a dupla função, por vezes conflituante, de perpetuar a sociedade e de a transformar, através da passagem do património cultural e epistemológico às novas gerações, que têm, por sua vez, simultaneamente, a responsabilidade de o preservar e de o transformar, não pode ficar alheia ao processo de mudança operado pelo desenvolvimento vertiginoso que as tecnologias trouxeram à sociedade atual. As tecnologias provocaram alterações nas relações sociais dos indivíduos, nas formas de comunicação e apresentam uma nova conceção de tecnologia-sociedade que, consequentemente, determinará uma relação tecnologia-educação, ainda que muitos a vejam com desconfiança. Este trabalho tem, assim, como finalidade contribuir para a compreensão e para o conhecimento dos processos de integração curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentando os obstáculos à sua real implementação, e propondo um projeto de formação contínua, em contexto de trabalho, na modalidade de oficina de formação, que conduza a uma visão das TIC como ferramentas cognitivas que podem melhorar o processo de ensino – aprendizagem. A formação em questão, mediada por um supervisor, o formador, destina-se a docentes que ensinam Português e constituirá uma oportunidade para estes conhecerem novos ambientes de aprendizagem, nos quais se desenrolam os processos educativos, assim como, experienciar novas pedagogias e métodos didáticos de ensinar e aprender, com recursos às TIC, que levem a um maior equilíbrio entre os diferentes atores desses mesmos processos, preparando os alunos para a sociedade tecnológica em que vivem.
As a social institution of excellence, with a dual function, sometimes conflicting, perpetuating and transforming society through the passage of the epistemological and cultural heritage to the new generations, who have, in turn, simultaneously, the responsibility to preserve it and to transform it, school cannot remain oblivious to the process of change achieved by the breakneck development that technologies have brought to today’s society. Technologies have led to changes in social relations of individuals and in the means of communication, and, in doing so they have given way to a new design of a technological society which, consequently, will establish a tie between technology and education, even though many are still wary about this. This paper aims to contribute to the understanding and knowledge of the processes of curricular integration of Information and Communication Technologies (ICT), presenting the obstacles to their actual implementation, and proposing a project of ongoing training in the workplace, in the form of training workshop, which leads to a vision of ICT as cognitive tools that can improve the teaching - learning process. The training in question, mediated by a supervisor, a teacher trainer, is intended for teachers of Portuguese and it will provide them with an opportunity to be familiar with these new learning environments, where the educational processes unfold, as well as experience new pedagogies and teaching methods which make use of ICT, leading to a better balance between the different participants of the teaching - learning process, preparing students for the technological society in which they live in.
Descrição: Orientação: Ana Paula Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437.1/7520
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf12.34 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.