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http://hdl.handle.net/10437.1/12030| Título: | A Pedagogia da Correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire |
| Autores: | Reses, Erlando da Silva Pinel, Walace Roza |
| Palavras-chave: | GUINÉ-BISSAU GUINEA-BISSAU EDUCAÇÃO POPULAR POPULAR EDUCATION PAULO FREIRE |
| Editora: | Universidade Lusófona da Guiné |
| Resumo: | O presente artigo procura analisar a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra do educador lusófono Paulo Freire. Sendo uma das principais referências mundiais em Educação Popular e Libertadora, entendemos que a sua viagem, a qual originou a produção do livro Cartas à Guiné-Bissau, foi fundamental à sua teoria pedagógica fundamentada na perspectiva da emancipação humana por meio de relações baseadas no diálogo horizontal e humanista. Na Pedagogia da Correspondência, o autor procurava estabelecer relações anti hegemônicas, utilizando-se do gênero literário carta. A utilização de cartas procurava uma proximidade com o outro por meio de relações simétricas e horizontais baseando-se no diálogo emancipador e libertário onde emissor e receptor podem e devem ter o mesmo espaço de fala buscando na alteridade do discurso uma forma de desalienação humana. |
| Descrição: | Sintidus |
| URI: | http://hdl.handle.net/10437.1/12030 |
| ISSN: | ISSN 2616 - 3233 |
| Aparece nas colecções: | Sintidus n.º 2 (2019) |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2019_S2_03_Reses & Pinel.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | ![]() Ver/Abrir |
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