Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/13617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Maria Paula Oliveira, orient. Santos, Carla, co-orient.pt
dc.contributor.authorNeto, Vera Liliana Cardoso-
dc.date.accessioned2023-02-22T15:30:52Z-
dc.date.available2023-02-22T15:30:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/13617-
dc.descriptionOrientação: Paula Campos, Carla Santospt
dc.description.abstractA dissertação apresentada foi realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação, sendo resultado de um trabalho de pesquisa realizado na Time To Train, uma Escola de Formação Profissional. O estudo apresentado, procurou indagar a perspetiva dos alunos do Curso de Educação e Formação sobre a escola que frequentam. A investigação foi norteada pelos objetivos de conhecer a visão destes alunos sobre este tipo de ensino, procurando-se ainda averiguar as razões que os levam a optar por um CEF, assim como avaliar o impacto que a frequência do curso teve no seu aproveitamento e comportamento. A revisão bibliográfica assentou numa reflexão sobre alguns aspetos que envolvem estes jovens e a fase da adolescência que vivem bem como as problemáticas associadas à sua frequência escolar, e nos CEF em particular. Utilizou-se uma metodologia qualitativa de modo a valorizar as informações dos sujeitos, baseada na modalidade de estudo de caso, elegendo-se a entrevista como o principal instrumento de investigação. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento do perfil dos alunos que frequentam os CEF das suas expetativas em relação ao curso.pt
dc.description.abstractThis dissertation was performed to be presented as the final work of the Course of Masters Degree in Educational Psychology and consists of a research work carried out in Time To Train, a School of Vocational Training. The study sought to investigate the perspective of students of Education and Training School on attending. The research was guided by the objectives of the vision of these students know about this type of education, we sought to further investigate the reasons that lead them to opt for a CEF, as well as assess the impact that the frequency of the Course has had in his recovery and behavior . The literature review was based on a reflection on some aspects involving these youth and adolescence living as well as the problems associated with their attendance, and CEF in particular. Was used a qualitative methodology in order to exploit the information of the subjects, so the study was based on the type of case study, and electing to interview as the main research tool. It is hoped that the findings obtained may contribute to a better understanding of the profile of students attending courses of education and their expectations.en
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOpt
dc.subjectPSICOLOGIApt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectPSICOLOGIA EDUCACIONALpt
dc.subjectFORMAÇÃOpt
dc.subjectALUNOSpt
dc.subjectADOLESCENTESpt
dc.subjectPSYCHOLOGYen
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectEDUCATIONAL PSYCHOLOGYen
dc.subjectTRAININGen
dc.subjectSTUDENTSen
dc.subjectADOLESCENTSen
dc.titleCurso de educação e formação : uma trajetória de reconciliação com o sistema educativo um estudo de caso na time to trainpt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid202272150pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa da Tese de Mestrado- FINAL.pdfMasterthesis158.99 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
Tese FINAL.pdfMasterthesis1.07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.