Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437.1/14194
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJardim, Manuel Jacinto, orient.-
dc.contributor.authorMonteiro, Cláudia Filipa Machado-
dc.date.accessioned2023-10-11T18:31:54Z-
dc.date.available2023-10-11T18:31:54Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437.1/14194-
dc.descriptionOrientação: Jacinto Jardim; co-orientação: Carla Santospt
dc.description.abstractNum mercado cada vez mais competitivo, a utilização do coaching como método fulcral no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo, é um trabalho importante no desenvolvimento dos futuros recursos humanos. As mudanças são visíveis em todos os setores e é importante que, nas escolas se comece a preparar as crianças para o mundo d e trabalho que irão enfrentar, futuramente. Para isso é essencial que na fase inicial de aprendizagem, os professores sejam capazes, com ajuda, de desenvolverem certas competências sociais e emocionais. A melhor forma de prevenir o insucesso desta aquisição de competências é o acompanhamento por parte dos professores, mais do que as famílias, as escolas têm de ser capazes de construir crianças fortes, social e emocionalmente. Com o estudo realizado no decorrer deste projeto pretende-se perceber se o desenvolvimento das competências socioemocionais é levado a cabo pelos professores. Posto isto, este projeto tem como questão de partida, em que medida o coaching ajuda a desenvolver competências socioemocionais nos alunos do 1º ciclo. Assim, entende-se que o mais importante neste estudo é perceber se as escolas praticam modalidades ou estratégias que, efetivamente, ajudem as crianças a estarem prontas para a vida pessoal e profissional. A metodologia utilizada neste projeto está enraizada numa abordagem quantitativa, através da aplicação de questionários e do uso de literatura e documentos associados para chegar a uma conclusão sobre o tema abordado. Neste caso, o público-alvo do projeto serão alguns professores do ensino básico do distrito de Braga, Porto e Faro. Palavras-chave: coaching, competências socioemocionais, professores, ensino básico, Recursos Humanospt
dc.description.abstractIn an increasingly competitive market, the use of coaching as a key method in the development of socio-emotional skills in primary school students is an important task in the evolution of future humane resources. Changes are visible in all sectors, and it is crucial that schools begin to prepare children for the world of work they will face in the future. For this to happen it is essential that in the initial phase of learning, teachers are able, with help, to develop certain social and emotional skills. The best way to prevent the failure of this acquisition of skills is monitoring by teachers, more than families, schools must be able to build strong children, socially and emotionally. With the study that will be carried out during this project, it is expected to be able to understand whether the development of socio-emotional skills is executed by teachers. Bearing this in mind, this project has as a starting point, to what extent coaching helps to develop socio-emotional skills in primary school students. Thus, it is understood that the most important thing in this study is to perceive whether schools practice modalities or strategies that effectively help children to be ready for personal and professional life. The study analysis of this project will be rooted in a quantitative approach, through the application of questionnaires and the use of literature and associated documents to come to a conclusion on the topic addressed. In this case, the project’s target audience will be some primary school teachers in the districts of Braga, Porto, and Faro. Keywords: coaching, socio-emotional skills, primary school teachers, Human Resourcesen
dc.formatapplication/pdfpt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectGESTÃOpt
dc.subjectMANAGEMENTen
dc.subjectGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSpt
dc.subjectHUMAN RESOURCES MANAGEMENTen
dc.subjectCOACHINGen
dc.subjectPROFESSORESpt
dc.subjectTEACHERSen
dc.subjectENSINO BÁSICOpt
dc.subjectPRIMARY EDUCATIONen
dc.subjectDESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASpt
dc.subjectSKILLS DEVELOPMENTen
dc.subjectCOMPETÊNCIAS SOCIAISpt
dc.subjectSOCIAL SKILLSen
dc.titlePráticas de desenvolvimento socioemocional nos alunos do 1º ciclopt
dc.typemasterThesispt
dc.identifier.tid203362128pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdfDissertação de Mestrado1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.